home
artigos
entrevistas
International Higher Education
livros
notas
reportagens
edições anteriores
Home / histórico 30/06/2014
 
Ensino Superior Unicamp número 13 | abril-junho de 2014
Visite a página da revista Ensino Superior no Facebook
ATRASADA POR CONTA DA GREVE | edição impressa nº 13 | abril-junho 2014
revista trimestral da Universidade Estadual de Campinas

conselho editorial

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp
Carlos Vogt, presidente da Univesp e coordenador do Labjor
Marcelo Knobel, Instituto de Física Gleb Wataghin
Renato H.L. Pedrosa, Departamento de Política Científica e Tecnológica - IG
Simon Schwartzman, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
Elizabeth Balbachevsky, Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas - USP
Marion Lloyd, Universidade Nacional Autônoma do México
Andrés Bernasconi, Pontifícia Universidade Católica do Chile
José Ferreira Gomes, secretário de Ensino Superior de Portugal
editor executivo Ricardo Whiteman Muniz
projeto gráfico e diagramação Joana Brasileiro
Experimentos em sala
de aula para estimular
a aprendizagem de conceitos fundamentais em cursos de engenharia
A oferta de um experimento em sala de aula, no qual os alunos podem aplicar seus conhecimentos teóricos aliados a uma competição saudável por pontos extras na prova, criam um ambiente de alto nível de concentração e envolvimento e os resultados obtidos surpreendem a cada semestre.
Jornalismo e ciência sofrem de doenças degenerativas similares
Pesquisadores devem entender as regras e a situação do jornalismo brasileiro, aprender com seus erros, reconhecer os próprios e abraçar como obrigação fundamental contribuir para boas pautas jornalísticas com mais empenho e qualidade.
Por Ricardo Muniz e Carlos Orsi
'Enem' da Ucrânia tenta reduzir corrupção no vestibular, e por isso mesmo está em risco
"Taxas informais" compensavam a ausência
de financiamento público para o ensino superior ucraniano, e se tornaram institucionalizadas. Em certas universidades, subornos de US$ 10 mil foram exigidos para confirmar matrícula.
Burocracia e cultura do compadrio atrapalham a China na tentativa de repatriar seus talentos
Os cientistas Rao Yi e Shi Yigong denunciaram em artigo na Science que “para obter financiamentos de maior monta na China, fazer boa pesquisa não é tão importante quanto fofocar com burocratas poderosos e seus especialistas favoritos". Ambos se disseram frustrados ao observar que essa cultura que "desperdiça recursos, corrompe o espírito e frustra a inovação" permeia as mentes daqueles que acabaram de voltar do exterior.


Fies agora também financia mestrado, doutorado e curso técnico
Por enquanto, Fies da pós-graduação não atenderá cursos de especialização nem ensino a distância.
Cursos massivos abertos online têm um aspecto neocolonialista
Não quero sugerir quaisquer motivações perversas por parte da comunidade MOOC. Mas creio, sim, que é importante apontar que esse emergente e poderoso movimento educacional fortalece a cultura acadêmica hoje dominante, talvez tornando mais difícil que vozes alternativas sejam ouvidas. Por Philip Altbach, diretor do Center for International Higher Education
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo

Unicamp - Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
Rua Seis de Agosto, 50
Prédio da Reitoria V, 3º piso
13083-873 Campinas SP

Fones: (19) 3521-2584 / 2585 / 2586 / 2588
Versão PDF
International Higher Education
edição brasileira
Cooperação entre Unicamp e Boston College
Envie sua colaboração
Entenda como funciona e quais são os temas centrais da revista Ensino Superior e fique à vontade para contribuir com o conteúdo da publicação

+ análises

Observatório Transnacional de Inclusão Social e Equidade no Ensino Superior
Gestão Universitária na América Latina
Global View on Tertiary Education
Observatório Universitário
Blog de Sabine Righetti (Folha de S.Paulo)
Blog do prof. Edson Machado
Blog do prof. Simon Schwartzman
e-mail: rwmuniz@unicamp.br
Fone: + 55 19 3521-2599
Expediente | Ensino Superior Unicamp
Universidade Estadual de Campinas | Fale com a redação