home
artigos
entrevistas
International Higher Education
livros
notas
reportagens
edições anteriores
Home / histórico 30/09/2014
 
Ensino Superior Unicamp número 14 | julho-setembro de 2014
Origens e características do pensamento econômico que se consolidou na Unicamp
A Escola de Campinas nasceu para pensar qual é a especificidade da economia brasileira dentro da América Latina e do mundo. As teorias que foram criadas em países desenvolvidos tinham que ser requalificadas, adequadas e questionadas antes de serem aplicadas à realidade brasileira.

Por Fernando Nogueira da Costa, livre docente pelo Instituto de Economia da Unicamp.
Mudança na compreensão do conhecimento põe
em xeque estrutura
da Universidade
O "método científico" que se consolida na Modernidade tem como fundamento a redução
da complexidade
. Impera que o complexo seja dividido, separado e classificado para que possa ser explicado, compreendido, trabalhado.
A simplificação do complexo constitui uma arbitrariedade consentida e é necessária para que se conheça a causa do fenômeno.
Mas isso está mudando.

Por Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, professora titular da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior (GEPES).





Institutos Federais
lutam para criar cultura de pesquisa e pós
Por Daniel de Magalhães Araujo e
Luana Tieko Omena Tamano
EUA: formados em particulares têm a mesma chance de chegar à entrevista de emprego que os 'sem-diploma'
Mercado da educação americano gasta em propaganda, por ano, 1 bilhão de dólares mais do que é gasto em ensino; no Brasil, lucro da Kroton-Anhanguera vai superar R$ 1 bi em 2014
e ganho líquido da Anima cresce 6 vezes
Oportunidade e exploração para quem cursa faculdade particular na África
Parece que o poder simbólico de ser estudante universitário em países que, por vezes, têm apenas 1% de taxa de matrícula na educação superior compensa todas as insuficiências registradas no setor privado.

Louise Morley, Centre for Higher Education and Equity Research, Universidade de Sussex, Reino Unido.
Visite a página da revista Ensino Superior no Facebook
ATRASADA POR CONTA DA GREVE | edição impressa nº 14 | julho-setembro 2014
revista trimestral da Universidade Estadual de Campinas

conselho editorial

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp
Carlos Vogt, presidente da Univesp e coordenador do Labjor
Marcelo Knobel, Instituto de Física Gleb Wataghin
Renato H.L. Pedrosa, Departamento de Política Científica e Tecnológica - IG
Simon Schwartzman, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
Elizabeth Balbachevsky, Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas - USP
Marion Lloyd, Universidade Nacional Autônoma do México
Andrés Bernasconi, Pontifícia Universidade Católica do Chile
José Ferreira Gomes, secretário de Ensino Superior de Portugal
editor executivo Ricardo Whiteman Muniz
projeto gráfico e diagramação Joana Brasileiro
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo

Unicamp - Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
Rua Seis de Agosto, 50
Prédio da Reitoria V, 3º piso
13083-873 Campinas SP

Fones: (19) 3521-2584 / 2585 / 2586 / 2588
International Higher Education
edição brasileira
Cooperação entre Unicamp e Boston College
Envie sua colaboração
Entenda como funciona e quais são os temas centrais da revista Ensino Superior e fique à vontade para contribuir com o conteúdo da publicação

+ análises

Observatório Transnacional de Inclusão Social e Equidade no Ensino Superior
Gestão Universitária na América Latina
Global View on Tertiary Education
Observatório Universitário
Blog de Sabine Righetti (Folha de S.Paulo)
Blog do prof. Edson Machado
Blog do prof. Simon Schwartzman
e-mail: rwmuniz@unicamp.br
Fone: + 55 19 3521-2599
Expediente | Ensino Superior Unicamp
Universidade Estadual de Campinas | Fale com a redação