revista trimestral da Universidade Estadual de Campinas
editor executivo Ricardo Whiteman Muniz
"O que temos observado nas melhores universidades do mundo é que são cada vez maiores os incentivos para que os alunos trabalhem individualmente e de forma independente, com orientação mínima de professores", afirma Paulo Speller, secretário de educação superior do MEC, em entrevista a Marion Lloyd, pesquisadora da Universidade Nacional Autônoma do México e membro do Conselho Editorial da Ensino Superior
Perto da metade dos estudantes americanos começa sua educação superior pela open door do community college. Por Reginaldo Moraes, professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e pesquisador-produtividade do CNPq
Repensar a estrutura da Universidade e a postura das agências de fomento e das revistas científicas deve fazer parte de um movimento maior que valorize comportamentos mais diversificados, outros arranjos curriculares e outras práticas de ensino. Por Maria Beatriz M. Bonacelli, Departamento de Política Científica e Tecnológica (IG / Unicamp)
Um problema com o Sinaes como um todo, especialmente quando usado para credenciamento, é a falta de critério de referência para notas e índices computados. Assim, pode ocorrer que até os cursos ou instituições de nota mais alta estejam apresentando desempenho abaixo dos padrões de qualidade, pois o sistema todo tem como base normas estatísticas. Por Renato Pedrosa,
As métricas adotadas em rankings são problemáticas em vários níveis, porque os pesos escolhidos não são objeto de qualquer justificação teórica. Os convidados a compartilhar suas escolhas nem sempre são bem informados sobre as metodologias que vão processar suas opiniões.
Não se pode concluir que a existência de taxas escolares envolva, necessariamente, redução do investimento público, nem níveis de investimento público/total abaixo da média.
Carlos Orsi entrevista Dermeval Saviani, professor emérito da Unicamp e coordenador-geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, da Faculdade de Educação.
Política da ditadura gerou situação na qual maioria dos professores da rede pública de educação básica é formada em instituições superiores de qualidade duvidosa. Com o "cruzamento perverso entre rede pública e privada" gerado pela expansão da educação básica via setor público e do ensino superior via rede privada, "o argumento que sustenta a baixa qualidade da educação pública tecendo loas ao ensino privado resulta frágil".
Encontro internacional debateu urgência, dificuldades e inovações institucionais para inclusão social e permanência no ensino superior. Conferência Higher Education Access and Inclusion, realizada na Faculdade de Educação da Unicamp entre 17 e 18 de março, trouxe pesquisadores da Rússia, Índia, Alemanha, Egito, Chile, Colômbia, México e EUA. Estrangeiros e especialistas de quatro universidades brasileiras compartilharam seus estudos e ouviram depoimentos de estudantes do ProFIS-Unicamp.