home
artigos
entrevistas
International Higher Education
livros
notas
reportagens
edições anteriores
Home / histórico 06/08/2013
 
Ensino Superior Unicamp número 10 | julho-setembro de 2013
capa da edição impressa nº 10 | julho-setembro 2013
revista trimestral da Universidade Estadual de Campinas

conselho editorial
José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp
Carlos Vogt, presidente da Univesp e coordenador do Labjor
Marcelo Knobel, Instituto de Física Gleb Wataghin
Renato H.L. Pedrosa, Departamento de Política Científica e Tecnológica
Simon Schwartzman, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Elizabeth Balbachevsky, Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas - USP
Marion Lloyd, Universidade Nacional Autônoma do México
Andrés Bernasconi, Pontifícia Universidade Católica do Chile
José Ferreira Gomes, secretário de Ensino Superior de Portugal

editor executivo Ricardo Whiteman Muniz

tradução Augusto Calil
projeto gráfico Marco Antonio Cançado | diagramação Marcius Marques
desenvolvedor web Marcus Cruz

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo
Unicamp - Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
Rua Seis de Agosto, 50
Prédio da Reitoria V, 3º piso
13083-873 Campinas SP

fone 19 3521-2599

Formação profissional, básica ou geral: o que pensam estudantes da Unicamp
Estudantes pesquisados valorizam um currículo com ênfase em formação básica (68,3%) que tenha também ênfase em formação geral (62,2%); só 37% entendem ser mais importante ênfase exclusiva na formação profissional. Artigo de Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira,
Joyce Wassem e Tania Alencar de Caldas


A Crise da Universidade, uma análise publicada
em 1980 e ainda atual
Texto de Simon Schwartzman, um dos capítulos do clássico Ciência, Universidade e Ideologia: A Política do Conhecimento, permanece útil para mapear os grandes dilemas do ensino superior brasileiro
Universidades moçambicanas e o
futuro de Moçambique
Em 13 anos de expansão contínua e sem critério,
o país passou de 5 para 44 instituições de ensino superior, e de 10 mil estudantes para 120 mil. Artigo de Lourenço Joaquim da Costa Rosário, reitor da Universidade Politécnica de Moçambique



Introdução a um perfil socioprofissional do professor estrangeiro no Brasil
O docente 'de fora' tenta sobreviver em meio a dilemas e contradições que vão desde inquietações culturais, aceitação pelos alunos até sua própria integração na universidade. Ao mesmo tempo, traz grande contribuição para a inserção internacional dos programas onde atua; traz outra forma de enxergar a academia e contribui na mudança do habitus. Por Serigne Ababacar Cisse Ba, professor no curso de Administração da Universidade Federal de Goiás e da pós em Educação da Federal de Uberlândia


'Avalanche' ameaça relevância das universidades
Entre os principais fatores que ameaçam o status quo estão a depreciação do valor de mercado dos diplomas e a concorrência dos cursos online
Clique aqui para acompanhar Ensino Superior Unicamp no twitter (@es_unicamp)
Estudo europeu cobra mais transparência de rankings
Relatório da Associação Europeia de Universidades reconhece que rankings vieram para ficar, mas pede metodologias mais claras
Ensino superior garante empregabilidade maior no Brasil que em países da OCDE
País teve taxa de emprego de 85,3% em 2011, enquanto média da OCDE foi de 83,8%. Gasto público anual por aluno no ensino superior brasileiro em 2010, de US$ 13.137, foi superior à média dos países da OCDE para o mesmo nível educacional (US$ 11.382). Mas Brasil é o país com o menor percentual de adultos com ensino superior completo: 11,6%.
Conselho Editorial da Ensino Superior
é ampliado e internacionalizado
A edição 10 da Ensino Superior traz novidades. O Conselho Editorial foi ampliado, e passa a ser internacional. Teremos a valiosa contribuição de Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor, a nova casa da ES), Simon Schwartzman (IETS, Rio), Elizabeth Balbachevsky (USP), Marion Lloyd (Universidade Nacional Autônoma do México), Andrés Bernasconi (Católica do Chile) e José Ferreira Gomes (Universidade do Porto). Além disso, continuamos contando com o apoio de Marcelo Knobel (Instituto de Física) e Renato Pedrosa (Departamento de Política Científica e Tecnológica)
Versão PDF

+ análises

Gestão Universitária na América Latina
Global View on Tertiary Education
Observatório Universitário
Blog do prof. Edson Machado
Blog do prof. Simon Schwartzman
International Higher Education
edição brasileira
Cooperação entre Unicamp e Boston College
e-mail: rwmuniz@unicamp.br
Fone: + 55 19 3521-2599
Expediente | Ensino Superior Unicamp
Universidade Estadual de Campinas | Fale com a redação