home
artigos
entrevistas
International Higher Education
livros
notas
reportagens
edições anteriores
Home / histórico 16/12/2013
 
Ensino Superior Unicamp número 11 | outubro-dezembro de 2013
capa da edição impressa nº 11 | outubro-dezembro 2013
revista trimestral da Universidade Estadual de Campinas

conselho editorial

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp
Carlos Vogt, presidente da Univesp e coordenador do Labjor
Marcelo Knobel, Instituto de Física Gleb Wataghin
Renato H.L. Pedrosa, Departamento de Política Científica e Tecnológica - IG
Simon Schwartzman, Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
Elizabeth Balbachevsky, Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas - USP
Marion Lloyd, Universidade Nacional Autônoma do México
Andrés Bernasconi, Pontifícia Universidade Católica do Chile
José Ferreira Gomes, secretário de Ensino Superior de Portugal
editor executivo Ricardo Whiteman Muniz
tradução Augusto Pacheco Calil
projeto gráfico Marco Antonio Rodrigues Braz Cançado
diagramação Marcius Marques
desenvolvedor web Marcus Cruz
O programa da Unicamp para atrair professores estrangeiros
Professor Visitante do Exterior (PPVE) funciona como uma espécie de estágio para pesquisadores com sólida experiência internacional que pretendam concorrer a posições permanentes na instituição


De outubro de 2009 até o inicio de 2011, a Unicamp recebeu mais de 350 currículos de pesquisadores de todo o mundo


Rachel Bueno entrevista os professores Paulo Martins (Faculdade de Tecnologia) e Sergiy Kyrylenko (Instituto de Biologia)
Gerard A. Postiglione (Universidade de Hong Kong)
Professores são a chave
para a internacionalização
Sem a participação do corpo docente, os esforços de internacionalização costumam se tornar bastante controvertidos. Exemplos incluem as universidades Yale e Duke, nos Estados Unidos, onde grandes iniciativas internacionais logo se tornaram alvo de contestação no campus



Artigo de Gerard A. Postiglione (Universidade de Hong Kong)
e Philip G. Altbach (Boston College)
Assessing higher education learning outcomes in Brazil
By Renato H.L. Pedrosa, Eliana Amaral e Marcelo Knobel, in Higher Education Management and Policy (OECD)
Fapesp promove simpósio sobre excelência no ensino superior em 23 e 24 de janeiro, na sede da fundação



Campus da Universidade de Stellenbosch, África do Sul
Prós e contras das reformas de governança das universidades africanas
"Não se trata de uma necessidade de se afastar do Estado, mas de demandar do Estado um envolvimento mais ativo no desenvolvimento de longo prazo e na regulação do sistema, em vez do financiamento, controle e administração das instituições", escreve N.V. Varghese, diretor de Governança e Gestão em Ensino do International Institute for Educational Planning, Unesco


Universidad Central de Venezuela
O legado do ensino superior venezuelano
sob Hugo Chávez
Em vez de anunciar políticas que pudessem ser aplicadas a todas as universidades, o falecido líder criou novas instituições para atender às necessidades da revolução, e não da sociedade, analisa Orlando Albornoz, professor da Universidad Central de Venezuela
Recrutadores pagos por universidades deveriam ser banidos, diz artigo
Os agentes trabalham para um número limitado de instituições, ganhando comissão por cada estudante que trazem. A comissão varia de 15% a 20% das taxas de ensino do 1º ano – o que pode chegar a US$ 4 mil, US$ 6 mil ou mais por aluno. Ser "recrutador" virou profissão rentável na China e na Índia. Ninguém sabe quantos estão em atividade e não há regulação


Rahul Choudaha, diretor de pesquisa e desenvolvimento estratégico da World Education Services, em Nova York
'Não é necessariamente antiético ou ilegal usar agentes comissionados'
Mas pesquisa indicou que só 14% dos candidatos ao ensino no exterior que recorreram a consultor foram informados de que ele ganharia comissão


Artigo de Rahul Choudaha, diretor de pesquisa e desenvolvimento estratégico da World Education Services, em Nova York
O método científico
nos primórdios
da Universidade
Obra anatômica de Andreas Vesalius de Bruxelas (1514 – 1564) constitui um dos maiores tesouros da civilização e da cultura ocidentais.

Sua trajetória acadêmica está repleta de lições.


Por Manoel Tosta Berlinck, Ph.D. pela Cornell University; professor titular aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp; psicanalista; professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP
Curso promove intercâmbio de jornalistas e pesquisadores em neurociências
Artigo apresenta concepção, histórico e primeiros resultados da especialização 'Divulgação Científica e Saúde: Neurociências', projeto do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM)
Renata de Azevedo, da FCM, analisa o uso de drogas por universitários
Há hoje acaloradas discussões relacionadas ao campo do uso de drogas, que frequentemente pecam por não fazer distinção entre medidas de abordagem preventiva, destinadas aos que não usam SPA ou que o fazem de forma não problemática, e estratégias dirigidas a indivíduos que apresentam uso de risco ou já tenham danos instalados, destinatários de abordagens terapêuticas
Obsessão dos pais para mandar filho estudar no exterior cria mercado de fraudes na China
90% das cartas de recomendação dos candidatos chineses às universidades ocidentais são falsificadas; 70% das dissertações de admissão são escritas por outra pessoa em nome do candidato; e 50% dos históricos escolares do ensino médio são adulterados
Laboratório no Instituto de Química da USP [crédito da foto: Sebastião Moreira / O Estado de S. Paulo]
Universidades brasileiras devem valorizar mérito, flexibilizar regras,
reduzir burocracia
e se internacionalizar
(Se quiserem chegar à elite do ensino superior)

Reportagem do jornalista Herton Escobar, especialista em Ciência e Ambiente do jornal
O Estado de S. Paulo



Registro de patente precisa ser disciplina
de graduação
São exceções os cursos de graduação que lecionam sobre o sistema de patentes. Alguns apresentam toda sua complexidade em uma única aula, evidenciando a falta de interesse sobre o tema nas universidades, mesmo nas tecnológicas.

Artigo de Gisele Cruz de Mendonça e
Fabricia Pires Pimenta, da Fiocruz



Reportagem especial do
Inside Higher Education
sobre a multinacional
de ensino Laureate
"Laureate Education is big. Like 800,000 students attending 78 institutions in 30 countries big. Yet the privately held for-profit university system has largely remained out of the public eye. That may be changing, however"
Pesquisa como estratégia de ensino: uma proposta inovadora
em faculdades privadas
É necessária a construção de estratégias que garantam espaço e tempo no currículo para a integração dos saberes, sem que isso signifique pôr em xeque a dimensão disciplinar do conhecimento

Por Maria Renata Prado
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo

Unicamp - Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
Rua Seis de Agosto, 50
Prédio da Reitoria V, 3º piso
13083-873 Campinas SP

Fones: (19) 3521-2584 / 2585 / 2586 / 2588
Versão PDF
PNE: um plano para
a educação brasileira
Reportagem especial de Fábio Eitelberg,
da TV Univesp
International Higher Education
edição brasileira
Cooperação entre Unicamp e Boston College

+ análises

Observatório Transnacional de Inclusão Social e Equidade no Ensino Superior
Gestão Universitária na América Latina
Global View on Tertiary Education
Observatório Universitário
Blog de Sabine Righetti (Folha de S.Paulo)
Blog do prof. Edson Machado
Blog do prof. Simon Schwartzman

ES recomenda

Coleção Educadores
Portal Domínio Público


ComCiência - revista eletrônica
de jornalismo científico (Labjor-SBPC)


Agência Fapesp

Instituto de Estudos Avançados IEA-USP

Portal Unicamp

Jornal da Unicamp

Blog de Herton Escobar
(O Estado de S. Paulo)
Online education: more than MOOCs (Inside Higher Ed)
Confira todos os dados do PISA
Mais um ranking: Brasil
tem 4 das 100 melhores universidades de emergentes
Unicamp é a 24ª colocada em nova lista criada pela revista britânica Times Higher Education
e-mail: rwmuniz@unicamp.br
Fone: + 55 19 3521-2599
Expediente | Ensino Superior Unicamp
Universidade Estadual de Campinas | Fale com a redação