revista trimestral da Universidade Estadual de Campinas
As diferenças entre ricos e pobres no acesso ao ensino superior são mais acentuadas do que entre brancos e não brancos. Artigo de Cibele Yahn de Andrade, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp
Artigo de Luiz Bevilacqua, professor emérito do Instituto Alberto Luiz Coimbra (Coppe-UFRJ), ex-reitor da Universidade Federal do ABC, secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia e presidente da Agência Espacial Brasileira
Instituições de ensino superior sul-africanas ainda têm de aprender a equipar seus alunos para conviver com a diferença, seja de classe, gênero, raça ou idioma, defende Brenda Leibowitz, diretora do Centre for Teaching and Learning da Universidade de Stellenbosch
Artigo de Marion Lloyd, coordenadora de projetos da diretoria-geral de Avaliação Institucional da Universidade Nacional Autônoma do México e ex-correspondente do Chronicle of Higher Education
Para Philip Altbach, dados contrariam ideia de que Brasil, Rússia, Índia e China vão agora conseguir reter ou atrair mais talentos
Sistema de educação superior de 'três degraus'
Instituições com fins lucrativos normalmente atendem adultos, que adiaram a entrada no ensino superior; contribuintes americanos arcaram com repasse de US$ 32 bi no ano letivo 2009-10 para financiar estudos