22/04/2013

Grupos educacionais Kroton e Anhanguera anunciam fusão

A consumação do negócio dependerá da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica

As empresas Kroton Educacional e a Anhanguera Educacional associaram-se para formar o que está sendo anunciado como uma das maiores empresas de educação do mundo, com faturamento anual de R$ 4,3 bilhões e valor de mercado de R$ 12 bilhões, informa fato relevante divulgado ao mercado nesta manhã.

Leia também:

Universidades privadas no Brasil: mutações rumo à padronização
Por Helena Sampaio, professora da Faculdade de Educação da Unicamp

A notícia surge poucos dias depois de o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter autorizado a compra da Unifec, controladora da Universidade do Grande ABC, pela Anhanguera, num negócio estimado em quase R$ 56 milhões. O anúncio da aquisição havia sido feito no segundo semestre de 2011, mesmo ano em que a Anhanguera adquiriu a Sociedade Educacional de Belo Horizonte (SBH), mantedora da Faculdade Metropolitana Belo Horizonte, e o instituto de ensino jurídico Praetorium.

Kroton e Anhanguera reúnem mais de um milhão de alunos em 800 faculdades e 810 escolas associadas, ainda de acordo com o informe conjunto emitido pelas companhias. O acordo foi assinado no sábado e prevê a incorporação de ações da Anhanguera pela Kroton. A associação ainda requer aprovação do Cade.

O órgão de defesa da concorrência vem analisando o aumento da concentração no setor de educação superior. Recentemente, o Cade aprovou a elevação, para 100%, da participação do grupo Laureate Education no controle na ISCP, dona da Universidade Anhembi Morumbi.

De acordo com o conselheiro do Cade Ricardo Ruiz, ouvido pelo Valor Econômico, existe a suspeita de que o Laureate e a Anhanguera pratiquem “monopólio bilateral”, atuando em conjunto no mercado. De acordo com ele, a Laureate depende dos prédios da Anhanguera e os acionistas da Anhanguera dependem da Laureate.

Outro conselheiro ouvido pelo jornal, Alessandro Octaviani, disse que é possível que as duas empresas evitem entrar em concorrência, por não haver incentivos para serem rivais.