05/06/2013

Plano prevê ampliação do Fies para ensino a distância

Ministério da Educação estuda contemplar a modalidade com recursos, diz Valor

O Ministério da Educação (MEC) está estudando a abertura do financiamento estudantil para os cursos de ensino a distância (EAD), o que deve produzir uma forte expansão no setor, segundo reportagem publicada em 4 de junho pelo jornal Valor Econômico. O texto "Ensino a distância deve ter financiamento", de Beth Koike, informa também que o governo federal está promovendo uma descentralização nessa modalidade de ensino, após o reconhecimento de quase 150 mil vagas em 40 instituições há cerca de dez dias.

Com ampliação, a taxa de crescimento de EAD deve dobrar para algo em torno de 13% O jornal destaca que, com a ampliação, a taxa de crescimento de EAD no Brasil deve dobrar para algo em torno de 13%; em 2011, o segmento teve uma alta de 6,7%. Segundo Ryon Braga, presidente da consultoria especializada em educação Hoper, entrevistado pelo Valor, "há boas chances de o Fies ser ampliado para o ensino a distância em 2014".

Movimento de descentralização
A recente autorização de 148,4 mil vagas em cursos de EAD é a maior dos últimos cinco anos, ressalta o jornal, lembrando que, neste período, o MEC colocou fim a vários cursos por irregularidades. "O resultado dessa fiscalização mais rígida é que sobraram poucas instituições de grande porte atuando nessa modalidade, como a Unopar [Universidade Norte do Paraná] e a Uniasselvi [Centro Universitário Leonardo da Vinci, de Santa Catarina]", afirma Beth Koike. A Unopar e a Uniasselvi foram comprados em 2011 e 2012, respectivamente, pelo grupo Kroton Educacional. "Após essas duas aquisições, a companhia mineira tornou-se o maior grupo educacional do País e líder absoluta em ensino a distância, com 344 mil alunos, cerca de 35% do segmento", explica o Valor.

Autorização de 148,4 mil vagas em cursos de EAD é a maior dos últimos cinco anos Ryon declarou ao jornal que o MEC deve autorizar outros lotes de vagas de EAD ao longo de 2013, já que há um número grande de solicitações em trâmite no ministério. Entre as 148,4 mil vagas, a Universidade Anhanguera-Uniderp, do Mato Grosso do Sul, foi a instituição mais beneficiada, com quase 22 mil postos. Beth Koike também informou que entre os 40 grupos de educação contemplados estão faculdades de diversas regiões, públicas e particulares, entre elas: Universidade Paulista (Unip), Universidade Estácio de Sá, Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade de Franca (Unifran).

O Valor informa que a expectativa com a extensão do Fies para EAD é grande no mercado. Isso porque, em 2009, o setor de educação superior presencial crescia a uma taxa anual de apenas 0,7%. Com a diminuição das exigências burocráticas para a concessão de crédito aos alunos, nos anos seguintes esse crescimento passou para cerca de 6%. "Entre 2010 e março deste ano, foram firmados cerca de 880 mil contratos de Fies. O principal chamariz do financiamento é a taxa de juros, de apenas 3,4% ao ano — índice semelhante ao praticado nos Estados Unidos, onde uma parcela significativa da população faz empréstimos para estudar", concluiu a reportagem.