03/05/2012

edX

MIT e Harvard anunciam parceria para ensino online

Cursos, sem valor como crédito acadêmico, passarão a ser oferecidos no segundo semestre

Ochinko (via Flickr cc by-nc-sa 2.0)
Massachusetts Institute of Technology

A Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts anunciaram nesta semana a formação do edX, uma parceria para a criação e oferta de conteúdo educacional online.

A parceria usará como base a plataforma desenvolvida para o MITx, experiência em educação a distância do MIT que lançou seu primeiro curso, de Circuitos e Eletrônica, em março.

Segundo Harvard e o MIT, o conteúdo do edX irá além do "modelo-padrão de oferecer vídeos" e tratá atividades interativas Os primeiros cursos do edX devem ser apresentados no segundo semestre deste ano. Assim como o MITx, o edX oferecerá certificados de domínio do assunto estudado que, no entanto, não terão valor como crédito acadêmico ou diploma.

Segundo a nota conjunta que apresentou a iniciativa, as duas instituições fundadoras esperam que outras universidades se unam à plataforma, que será disponibilizada como um software de fonte livre.

Iniciativa será controlada por uma organização sem fins lucrativos, a ser estabelecida no Estado de Massachusetts e que será propriedade conjunta de Harvard e do MIT Além de oferecer cursos, a plataforma será usada como instrumento de pesquisa em educação e no impacto das novas tecnologias sobre o aprendizado. Essas pesquisas, por sua vez, darão subsídios para o aperfeiçoamento tanto dos cursos online quanto dos oferecidos nos campi das duas universidades. O material produzido para o edX será aproveitado, também, em aulas presenciais.

Segundo Harvard e o MIT, o conteúdo do edX irá além do "modelo-padrão de oferecer vídeos" e tratá atividades interativas.

Cada uma das instituições parceiras investirá US$ 30 milhões no estágio inicial do programa A iniciativa será controlada por uma organização sem fins lucrativos, a ser estabelecida no Estado de Massachusetts e que será propriedade conjunta de Harvard e do MIT. Cada uma das duas instituições parceiras investirá US$ 30 milhões, para um capital total de US$ 60 milhões (cerca de R$ 110 milhões), no estágio inicial do programa.

capa da edição impressa nº 5 | abril de 2012