27/05/2015

International Higher Education | 79

A comunicação do ensino superior: uma análise de periódicos no campo do ensino superior

Ariane de Gayardon
Assistente graduada no Center for International Higher Education / Centro para o Ensino Superior Internacional no Boston College. E-mail: ariane.de.gayardon@gmail.com
No ano de 2013–2014, o Center for International Higher Education Centro para o Ensino Superior Internacional conduziu um projeto exaustivo para reunir informações sobre a pesquisa do ensino superior e treinamento ao redor do mundo (Higher Education: A Worldwide Inventory of Research Centers, Academic Programs, and Journals and Publications / Ensino Superior: Um inventário Mundial dos Centros de Pesquisas, Programas Acadêmicos, Periódicos e Publicações de E. Rumbley, Philip G. Altbach, David Stanfield, Yukiko Shimmi, Ariane de Gayardon, e Roy Y. Chan). O projeto inclui uma lista de 280 periódicos e publicações, primariamente sobre o ensino superior. Este inventário fornece as bases para ressaltar as tendências no setor de publicação do ensino superior, identificar o desenvolvimento necessário para assegurar a divisão equitativa de conhecimento no campo, sendo útil para as tendências na pesquisa e análise no campo em rápida expansão dos estudos do ensino superior no século 21. 
 
Coleta de dados
O trabalho neste projeto iniciou com a lista de títulos de publicação gerados pelo Centro para o Ensino Superior Internacional em 2006. Esta lista foi atualizada e substancialmente expandida com a ajuda de especialistas nacionais e regionais. Maiores informações sobre os títulos — incluindo país, foco, língua (s), frequência, editora e websites — foram mensalmente obtidas dos websites dos periódicos. Quando tais coletas de dados era impossível devido às barreiras de língua ou a ausência de um website, a ajuda de especialistas do país de publicação era procurada mais uma vez.
 
Alguns compromissos tiveram que ser feitos à medida que procedemos com a coleta de dados e redefinimos o projeto. Na China, escolhemos, com a assistência de especialistas chineses, incluir pouco menos de 30 periódicos de circulação nacional, excluindo publicações que são principalmente distribuídas em nível de universidade local. Além disso, optamos por incluir algumas publicações com enfoque mais abrangente, mas que constitui uma fonte confiável para pesquisadores do ensino superior. 
 
A grande maioria das publicações incluídas no inventário publica pesquisa e análise em ensino superior. Jornais e revistas relacionados ao ensino superior também aparecem por serem de grande importância para o campo. Algumas publicações incluídas estão apenas disponíveis em versão eletrônica, mas nos limitamos a publicações atuais ou websites de noticias, excluindo assim alguns recursos eletrônicos que publicam análises ou comentários sobre o ensino superior.
 
Principais conclusões
O inventário fornece informação em 280 periódicos escritos em 22 línguas e publicados em 35 países. A língua inglesa domina com 190 periódicos. Vinte destas são multilíngues — sendo publicada em inglês e pelo menos outra língua. Outras principais línguas de publicação inclui o chinês (27 periódicos), japonês (26), espanhol (15), francês (8) e alemão (7).
 
Os países de publicação são dominados pelos Estados Unidos com 101 periódicos (36%), e o Reino Unido (12%). Estes dois países anglófonos são seguidos pelo Japão, China, Canadá e Austrália. O domínio claro dos Estados Unidos poderia estar relacionado às escolhas feitas para limitar o número de publicações de outros países, porém mais certamente tem a ver com o longo histórico do ensino superior como uma disciplina acadêmica nos Estados Unidos e força de seu setor editorial.
 
A maioria dos periódicos em ensino superior parece estar voltada para um público interno, assim enfatizando a diversidade dos sistemas nacionais. Contudo, descobrimos que 53 periódicos /publicações (19%) têm um enfoque internacional. Poucas publicações tem por objetivo um público regional: 3 na Africa, 2 na Ásia, 7 na Europa, 5 na América Latina e uma no Oriente Médio e região do Norte da Africa. 
 
Para mais de 80 por cento das publicações conseguimos fornecer informação que explica o foco principal dos periódicos. Sem surpresas, um quarto dos periódicos no inventário, são geralmente muito focados e alegam publicar todos os tipos de pesquisas e analises sobre o ensino superior. O restante e extremamente variado, e apenas alguns enfoques são compartilhados por mais de 10 periódicos no mundo. O enfoque mais prevalente é aquele do ensino e aprendizagem: 27 publicações citam - os como um de seus principais enfoques.   Politica, reforma e mudanças também estão no centro do assunto, com 18 periódicos, fazendo destes tópicos suas prioridades. As três áreas mais comum de enfoque são gestão, organização, e governança, assim como assuntos estudantis — o ultimo, principalmente graças ao domínio deste tópico nos Estados Unidos (13 periódicos de 15). Outros áreas de enfoque que valem a pena ser ressaltadas em termos de prevalência incluem educação de adultos e continuada; internacionalização, globalização, educação transfronteiras e educação a distancia. O restante das publicações indica um enfoque principal em áreas que variam da avaliação ou qualidade a populações estudantis específicas — tais como afro americana ou hispânica.
 
O que aprendemos?
O panorama da publicação é dominado pelo mundo de língua inglesa, conforme evidenciado pelos idiomas e os países de publicação. Isto é preocupante, pois a maioria da pesquisa, portanto, segue as orientações de um pequeno conjunto da população global, que enfatiza características de um sistema de ensino superior que poderá não ser válido para todos. Mais importante, este domínio impede o conhecimento de ser disseminado em lugares remotos onde a língua inglesa é raramente usada ou onde as publicações não estão disponíveis.   Esforços precisam ser feitos para disseminar a pesquisa no ensino superior de maneira mais abrangente, incentivando publicações de fontes abertas, assim como as traduções adequadas.
 
O número de publicações também demonstra que alguns países estão claramente liderando o cenário da pesquisa no ensino superior — Os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão. Em muitos países ao redor do mundo, o ensino superior não surgiu como uma área importante para pesquisa acadêmica e falta em muitos países o conhecimento confiável e adequado que possa oferecer as informações na definição de politicas. Regionalmente, a América Latina, Oriente Médio e Norte da Africa são extremamente mal representados, assim como a Ásia, exceto a China e Japão. Esforços devem ser feitos para ajudar os pesquisadores nestas regiões e aumentar a colaboração regional no sentido de fortalecer a base de conhecimento no ensino superior.
 
A distribuição regional de publicações no campo do ensino superior também estabelece paralelos com a estimativa global de 2009 da National Science Foundation e gastos de desenvolvimento. A América do Norte e Ásia são os principais investidores da pesquisa e do desenvolvimento, sendo o ultimo fortemente impulsionado pela China e Japão, enquanto que regiões como a Africa e Oriente Médio estão atrasados. Como é natural, isso sugere que a disponibilidade de fundos está correlacionada com o resultado da pesquisa no ensino superior, assim como em outros campos.
 
Finalmente, o leque das áreas de enfoque das publicações reflete bem a diversidade das partes interessadas do ensino superior em todo o mundo. É encorajador ver que são cada vez mais crescentes as muitas questões de interesse de pesquisadores e do público, o que demonstra a complexidade do campo do ensino superior. Isto enfatiza a necessidade de priorizar questões em nível de politica. A ausência de qualquer publicação enfatizando o financiamento do ensino superior como um principal enfoque nos surpreendeu como única, especialmente quando consideramos a importância da questão nos dias de hoje para os estudantes, pais, instituições, e formuladores de politicas. Contudo, não há falta de pesquisa neste assunto, e podemos apenas presumir que as publicações com um enfoque mais abrangente publicam de maneira extensiva o assunto de custos e financiamento. No geral, o objetivo das publicações com áreas especificas de enfoque deve ser para impulsionar o interesse em um tópico sub estudado, assim deixando os tópicos proeminentes para as publicações com enfoques mais abrangentes.
 
Conclusão
O setor de publicação do ensino superior é bastante variável em todo mundo, pelo fato de muitos países contarem com várias publicações com diversos enfoques, enquanto outros não usufruem se quer de uma única publicação focada unicamente no ensino superior.   A necessidade para garantir que o conhecimento seja partilhado de maneira mais equitativa em todo mundo exige um esforço que deve ser empreendido por pesquisadores, editores e formuladores de politicas.
 
Nota: Higher Education: A Worldwide Inventory of Research Centers, Academic Programs, and Journals and Publications / Ensino Superior: Um inventário Mundial dos Centros de Pesquisas, Programas Acadêmicos, Periódicos e Publicações são publicados pela Lemmens Media. Está disponível em três formatos: e-book, PDF para download, ou livro impresso.
 
Este texto foi traduzido e revisado sob a coordenação de
Sergio Azevedo Pereira
Diretor da San Ives International Language Center
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