28/05/2013

Ranking latino

Brasil tem quatro universidades entre dez melhores da América Latina

Lista regional da QS mantém USP e Unicamp entre as três mais qualificadas

O novo ranking regional de universidades divulgado nesta terça-feira (28) pela instituição britânica Quacquarelli Symonds (QS) coloca quatro instituições brasileiras entre as dez melhores da América Latina. A Universidade de São Paulo (USP) aparece na primeira colocação; seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na terceira posição; pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em oitavo lugar; e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em décimo. Em 2012, o Brasil tinha apenas três instituições no topo da lista latino-americana.

Com o resultado, o Brasil manteve a liderança na região entre os países com mais universidades entre as mais bem avaliadas, somando 81 instituições no ranking de 300. O México aparece na relação da QS com 50 universidades, a Colômbia com 42, e a Argentina e o Chile com 30 instituições cada. Entre as cem melhores, 28 universidades são brasileiras. A segunda posição da lista é ocupada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Brasil soma 81 instituições no ranking das 300 universidades mais bem avaliadas Crescimento
Além da UFMG, que subiu da 13ª para a 10ª colocação entre 2012 e 2013, o destaque foi a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que passou da 17ª para a 11ª posição. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro mantiveram-se no 14º e 18º lugar, respectivamente, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) perdeu postos, caindo da 15ª para a 17ª posição entre o ano passado e 2013.

Universidade Estadual Paulista (Unesp) subiu da 17ª para a 11ª posição entre 2012 e 2013 "O governo brasileiro está investindo fortemente nos pesquisadores e estudantes do País, tanto em suas próprias instituições quanto em outras partes do mundo. Seu programa mais importante, o Ciência Sem Fronteiras, promete mandar mais de 100 mil alunos de graduação e pós-graduação ao exterior até 2014", destaca o relatório da QS que analisa os resultados do ranking. A instituição lembra que o Brasil conta com mais 6,5 milhões de estudantes no ensino superior, sendo um milhão em instituições federais e 620 mil em estaduais.

A lista completa da QS na América Latina engloba 300 universidades, avaliadas em sete critérios: reputação acadêmica, empregabilidade de alunos graduados, proporção de docentes por aluno, impacto da universidade na internet, artigos por docente, citações por artigo e proporção de docentes com doutorado.