home
artigos
entrevistas
International Higher Education
livros
notas
reportagens
edições anteriores
Home / Versão PDF
 

Versão PDF

Revista Ensino Superior Unicamp - Edição nº 11 | Outubro-Dezembro de 2013
Capa
Editorial
Expediente e Sumário
Notas | Por Ricardo Muniz
Grupo da USP nega apagão de engenheiros; Quando a bandeira do mérito fica a meio-mastro; O MEC clama pelo Insaes | E mais 5 notas
Maria Renata Prado
Pesquisa como estratégia de ensino: uma proposta inovadora em faculdades privadas
Inovação
Registro de patente deveria ser disciplina de graduação | Por Gisele Cruz de Mendonça e Fabricia Pires Pimenta
RUF 2.0
O que mudou da 1ª para a 2ª edição do ranking de universidades da Folha de S.Paulo | Por Leandro R. Tessler
Apagão estatístico
Dos cursos avaliados no Enade, 30% estão abaixo da média.O que isso significa? NADA | Por Leandro R. Tessler
Renata Cruz Soares de Azevedo
Uso de drogas por universitários
Vera Regina Toledo Camargo, Li Li Min, Carlos Vogt e Sueli Adestro
Curso pioneiro promove intercâmbio entre jornalistas e pesquisadores da área de neurociências
Internacionalização
O programa da Unicamp para atrair professores estrangeiros | Por Rachel Bueno
História
O método científico nos primórdios da Universidade: o caso de Andreas Vesalius de Bruxelas (1514 – 1564) | Por Manoel Tosta Berlinck
International Higher Education
Professores são a chave para a internacionalização | E mais 15 artigos
geral
11/08/2017 | Inclusão social e ações afirmativas no ensino superior no Brasil: para quê?
29/09/2016 | Origem e peculiaridades da pesquisa de fenômenos sociais nas ciências com o uso de grupos focais
30/08/2016 | Não é possível aliar produtivismo acadêmico com excelência e brilhantismo
10/08/2016 | Em defesa da língua portuguesa
20/05/2016 | Origens do produtivismo acadêmico e o caminho do impacto social do conhecimento
e-mail: rwmuniz@unicamp.br
Fone: + 55 19 3521-2599
Expediente | Ensino Superior Unicamp
Universidade Estadual de Campinas | Fale com a redação