13/09/2012

Classificação

USP sobe 30 posições e é universidade latino-americana mais bem colocada no ranking QS

Relatório chama atenção para o predomínio do Brasil no cenário do ensino superior latino-americano

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino superior latino-americana mais bem colocada no ranking internacional de universidades QS, um dos mais prestigiados do mundo, ao lado do elaborado pela revista britânica Times Higher Education e do montado pela chinesa Xangai Jiao Tong.

Na versão mais recente do ranking QS, divulgado no início de setembro, a instituição paulista ficou na 139ª posição na classificação geral, encabeçada por MIT, Cambridge e Harvard. Nos dez primeiros lugares desse ranking, todas as instituições são americanas ou britânicas. A USP entrou na lista das 300 melhores do mundo em 2005.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda instituição brasileira mais bem colocada na lista QS, aparecendo na posição 228. Ela entrou na relação das 300 melhores instituições desse ranking em 2007. A terceira brasileira mais bem colocada é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 333º lugar.

O ranking QS avalia 2.000 universidades. As 700 melhores são ranqueadas, sendo que as primeiras 400 recebem notas individuais e as seguintes são classificadas por faixas. Os critérios adotados são reputação acadêmica (peso de 40%), reputação entre os empregadores (10%), taxa de professores por estudante (20%), citações por professor (20%), taxa de professores estrangeiros (5%), taxa de alunos estrangeiros (5%).

Para avaliar “reputação acadêmica”, o levantamento pergunta pesquisadores quais as universidades que vêm produzindo a melhor pesquisa científica em sua área de especialização. O ranking mais recente teve 46.000 respostas. Já a reputação entre empregadores se vale de uma pesquisa feita entre 25.000 profissionais de recrutamento de recursos humanos de nível superior.

Ranking latino

Além da listagem global, o QS também produz rankings regionalizados, sendo um deles, o da América Latina, com 250 instituições. Ele é dominado por universidades brasileiras— são 65 na lista – , com a USP no topo.

As cinco melhores universidades da América Latina, de acordo com o ranking, são, pela ordem: USP, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Unicamp, Universidade do Chile, Universidade Autônoma do México.

Entre as dez melhores, quatro são chilenas, três brasileiras, duas mexicanas e uma, colombiana. No ano passado, a Universidade de Buenos Aires estava nessa lista de dez, mas em 2012 perdeu a vaga, caindo para a 11ª posição. A primeira instituição privada brasileira a constar no ranking latino é a PUC do Rio de Janeiro, em 18º lugar.

Um artigo elaborado pela equipe do QS, que acompanha a divulgação do ranking, chama atenção para a alta produtividade científica brasileira, quando vista no contexto regional: nove das dez universidades latinas com mais artigos publicados por professor são brasileiras, e o Brasil investe em pesquisa três vezes mais que o México, sete vezes mais que a Argentina e 20 vezes mais que o Chile.

O texto afirma que o País ainda “tem muito trabalho a fazer” antes de poder contar com um sistema de ensino superior “genuinamente de classe mundial”. “Mas o domínio regional apontado pelo ranking deste ano indica progresso”.