01/08/2012

Ranking THE

USP fica entre as 100 universidades de melhor reputação do mundo

Pesquisa da Times Higher Education pergunta a acadêmicos qual a 'melhor' instituição em suas áreas

Vismar Ravagnan cc by-nc 2.0
USP, campus Butantã, Praça do Relógio

Grande maioria dos consultados, mais de 70%, atua na Europa e nos EUA A Universidade de São Paulo (USP) é a única brasileira entre as 100 instituições de educação superior de melhor reputação no mundo, de acordo com ranking divulgado pela revista britânica Times Higher Education. A lista é encabeçada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Atrás de Harvard vêm, imediatamente, a também americana MIT e a britânica Cambridge.

A USP aparece na faixa de ranking entre a 61ª e a 70ª posições, junto de instituições como o King’s College London e a Universidade do Sul da Califórnia, e acima da Sorbonne a da Universidade de Zurique, ambas na faixa que vai da 71ª à 80ª. O ranking divulgado no site da Times Higher Education não apresenta a posição individualizada das universidades abaixo do 50º lugar, ocupado pela australiana Universidade de Sydney.

O ranking de reputações é montado com base numa pesquisa de opinião conduzida pela empresa Ipsos entre acadêmicos de todo o mundo. Os respondentes são convidados a participar por e-mail.

A amostra, segundo explicação no site da revista, é composta por 40% de docentes das áreas de ciências físicas e engenharia, 19% das ciências sociais, 17% das ciências médicas, 16% das biológicas a 7% das artes e humanidades. A grande maioria dos consultados (mais de 70%) atua na Europa e nos EUA.

As notas dadas às universidades baseiam-se no número de vezes em que uma instituição é mencionada como sendo “a melhor” no campo de atuação de cada respondente. Cada respondente pôde escolher até 15 instituições e a primeira colocada, Harvard, foi a citada com maior frequência. As notas de todas as demais universidades foram calculadas como uma porcentagem da nota de Harvard, definida como 100.

A Times Higher Education explica que optou por ranquear apenas as 50 mais citadas, organizando as demais em blocos de dez, porque a diferença entre as instituições abaixo da 50ª posição é muito pequena. Os blocos de dez foram organizados em ordem alfabética. Veja o ranking.