02/03/2012

Relatório

Universidades britânicas alertam para risco de crise na pós-graduação

Documento destaca que cortes de verbas e negligência de governos podem trazer problemas para o ensino superior

Um relatório divulgado no Reino Unido no final de fevereiro alerta para o risco que o ensino de pós-graduação enfrenta no país em razão das reformas promovidas pelo governo e pelo corte de recursos. O documento "The Postgraduate Crisis", elaborado pela entidade 1994 Group — que representa 19 universidades britânicas com foco na área de pesquisa — destaca uma série de fatores pelos quais as reformas no ensino superior estão causando impactos na pós-graduação e critica o fato de a área ter sido "negligenciada" por sucessivos governos.

Número de estudantes do Reino Unido começando uma pós-graduação cresceu apenas 3% entre 2002/2003 e 2007/2008 Atualmente, a população de estudantes de pós-graduação representa mais de 23% do total de estudantes do Reino Unido, de acordo com o 1994 Group. O documento afirma que o fato de o número de pós-graduandos ter apresentado crescimento recentemente esconde o problema de que o total de estudantes residentes no país cresceu apenas 3% entre os anos letivos de 2002/2003 e 2007/2008. No país, grande parte desse aumento no total de alunos se deve aos estrangeiros, principalmente nos cursos de matemática, ciências da computação, engenharia, administração e relacionadas ao setor agrícola.

"O número de estudantes do Reino Unido começando estudos de pós-graduação cresceu apenas marginalmente entre 2002/2003 e 2007/2008 e ficou atrás do crescimento do total de pós-graduandos do exterior, que vêm estudar no Reino Unido. Essa tendência será exacerbada pelo impacto das crescentes anuidades da graduação, que afetarão em grande parte estudantes do país e da União Europeia", ressalta o documento.

Influência do cenário econômico

Dados sobre o ensino superior no ano letivo de 2009/2010 apontam para um crescimento mais significativo nos pós-graduandos britânicos, no entanto, o estudo destaca que isso se deve mais a um cenário de incerteza da economia e do mercado de trabalho do que a uma tendência positiva, já que os alunos recém formados na graduação estão preferindo continuar seus estudos em vez de buscar empregos. Além disso, o peso no currículo de um curso de pós-graduação tem exercido um papel de diferencial para esses recém formados em um mercado laboral mais disputado.

"Está claro que, apesar de a pós-graduação ser vital para a saúde de nossa economia e sociedade, não tem recebido os devidos crédito e atenção do governo. Essa negligência está causando danos e somada à interrupção causada pelas recentes reformas, o estudo de pós-graduação será profundamente prejudicado", alerta o 1994 Group, pedindo ações urgentes para modificar essa situação.