27/03/2012

Internacionalização

Universidade de Oxford reconhece ‘Enem’ indiano em processo seletivo

Vagas serão oferecidas a estudantes que obtiverem pelo menos 90% de aproveitamento

Jin-in-uk via Flickr, cc by-nc 2.0
Campus de Oxford

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, passará a aceitar, em seu processo de admissão, os resultados dos exames realizados por estudantes indianos ao fim do ensino médio – em linhas gerais, o equivalente indiano do Enem.

Em fevereiro, a Universidade de Sydney, na Austrália, passou a aceitar os resultados de exames chineses na seleção de estudantes De acordo com o Chronicle of Higher Education, a partir de 2013 vagas em Oxford serão oferecidas, condicionalmente, aos estudantes que obtiverem 90% ou mais de aproveitamento nos exames da Índia, que são administrados por um órgão governamental, a Central Board of Secondary Education (BCSE), e um privado, o Council for the Indian School Certificate Examinations (CSICE). Cada uma dessas organizações aplica seus próprios exames.

Em visita à Índia, o vice chancellor – principal dirigente executivo – de Oxford, Andrew Hamilton, disse que o objetivo é “atrair os melhores estudantes indianos” para a tradicional universidade britânica. Até agora, os indianos que desejavam vaga em Oxford tinham de se submeter a certificações internacionais para comprovar aptidão acadêmica.

O Chronicle nota que a medida anunciada pela instituição inglesa se assemelha à adotada, em fevereiro, pela Universidade de Sydney, na Austrália, que passou a aceitar os resultados de exames chineses na seleção de estudantes.