25/07/2012

Uma breve apresentação do conteúdo da nova Ensino Superior Unicamp

As diferenças entre ricos e pobres no acesso ao ensino superior são mais acentuadas do que as entre brancos e não brancos. É a conclusão de artigo de Cibele Yahn de Andrade, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, publicado com exclusividade nesta edição da revista Ensino Superior, cujo conteúdo a partir desta semana será aos poucos publicado online. A análise de Yahn, apresentada em palestra na Faculdade de Educação em 12 de junho (realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural da FE), toma por base dados das PNADs. "Em todas as etapas de ensino e quintis da renda observa-se que os não brancos têm menos acesso à educação do que os brancos. Entretanto, as diferenças nos percentuais de acesso são muito menores em função da variável cor autodeclarada do que em função da variável renda familiar", relata a pesquisadora.

Também nesta edição, Brenda Leibowitz, diretora do Centre for Teaching and Learning da Universidade de Stellenbosch, África do Sul, escreve sobre os imensos desafios que o sistema de ensino superior do país ainda enfrenta para formar cidadãos. Persiste uma "exclusão sutil" que também afeta docentes e pesquisadores negros, para os quais a cultura acadêmica pode chegar a ser hostil. "As universidades sul-africanas têm de aprender a equipar seus alunos para conviver com a diferença, seja de classe, gênero, raça ou idioma", escreve Leibowitz, em texto com vasta compilação bibliográfica.

Luiz Bevilacqua, professor emérito do Instituto Alberto Luiz Coimbra (Coppe-UFRJ),  ex-reitor da UFABC e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira, identifica barreiras culturais para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento no Brasil. Marion Lloyd, coordenadora de projetos na área de avaliação institucional da Universidad Nacional Autônoma do México e ex-correspondente do Chronicle of Higher Education, lista os riscos de que o programa de empréstimo estudantil no México transforme-se em uma bomba-relógio. Renato Pedrosa resenha Academically Adrift, livro de Richard Arum e Josipa Roksa.

Dando sequência ao convênio iniciado na edição passada, a Ensino Superior publica na íntegra, com exclusividade na língua portuguesa, o International Higher Education, periódico do Center for International Higher Education, do Boston College.

Além de tudo isso, em nosso site você encontra reportagens que atualizam os temas da edição impressa; no blog, acadêmicos da Unicamp compartilham opiniões, comentam as últimas notícias e detalham sua participação em eventos internacionais.

Boa leitura!