21/08/2013

Valor Econômico

Seguindo MIT e Harvard, Unicamp adota pôquer em disciplina sobre negócios

O curso optativo "Fundamentos do Pôquer", da Faculdade de Ciências Aplicadas, campus de Limeira, é ministrado pelo matemático Cristiano Torezzan e atingiu a lotação máxima de 130 alunos

Ana Paula Paiva / Valor
O estudante de engenharia Henrique Kojin Peres, 21 anos, matriculado no curso, pretende trabalhar em consultorias

O matemático Cristiano Torezzan, da Unicamp, comanda uma disciplina com 130 alunos (lotação máxima) em que o jogo de pôquer é usado para desenvolver habilidades e competências úteis para a liderança de projetos e equipes. A experiência é considerada pioneira no Brasil pela reportagem "Unicamp adota o pôquer como disciplina para ensinar negócios", da jornalista Vanessa Jurgenfeld, publicada nesta terça-feira (21) pelo jornal Valor Econômico. "A universidade estadual segue agora o que outras instituições de ensino estrangeiras, como MIT e Harvard, já fazem há mais tempo", escreve Vanessa.

A disciplina "Fundamentos do Pôquer", ministrada na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (campus de Limeira), é a matéria eletiva com mais alunos neste semestre. Segundo Torezzan, o aluno/jogador tem que tomar decisões baseadas em um conjunto de informações que controla, mas existe também um conjunto de informações que não controla. "Chamamos isso de cenário de informações incompletas. O resultado de uma decisão depende da interação desses dois conjuntos."

"Fazendo uma analogia do jogo com os negócios empresariais, as cartas são um elemento aleatório, sobre os quais não há controle. Mas o jogador pode fazer cálculos probabilísticos das chances de ganhar uma rodada versus o seu custo. E isso pode dar um bom resultado se aliado a uma estratégia de tomada de decisões baseada em uma análise do padrão de comportamento dos oponentes. Como comparação, muitas decisões nas empresas são tomadas em cenários de incerteza. Ao mesmo tempo, o movimento de uma companhia no mercado muitas vezes depende também da ação que o seu concorrente faz – ou que se espera que vá fazer", diz a reportagem.

Torezzan trouxe à primeira aula André Akkari, campeão mundial em 2011, que ajudará a dar algumas aulas, e Igor Trafane, presidente da Confederação Brasileira de Texas Hold'em, a modalidade de pôquer mais praticada no mundo. Ambos foram sabatinados pelos alunos por cerca de duas horas.