16/03/2012

Pós-graduação

Reino Unido anuncia investimento recorde em doutorados de Engenharia

Investimento equivalente a R$ 235 milhões vai financiar no mínimo 1.180 estudantes

Chris Radburn / PA
O ministro britânico de Ciência e Universidades, David Willetts

Investimento será de 83 milhões de libras; ano passado, foram 76,5 milhões O Conselho de Pesquisas em Engenharia e Ciências Físicas do Reino Unido anunciou um investimento recorde em doutoramentos para o período 2012-2013, informa o site britânico Times Higher Education (THE).

O investimento de 83 milhões de libras (R$ 235 milhões) financiará pelo menos 1.180 estudantes. O valor foi anunciado pelo ministro de Ciência e Universidades, David Willetts.

Essas bolsas de doutorado costumam ser distribuídas entre 42 instituições. Ano passado, foram investidos 76,5 milhões de libras no mesmo programa. A maior parte do acréscimo, informa o THE, será destinado a “prêmios de doutorado” para ajudar aumentar a retenção dos talentos formados.

Maior parte do acréscimo será para tentar reter talentos formados Essa verba não se confunde com as bolsas alocadas para o Centro de Doutoramento que o conselho criou para incentivar áreas específicas, e nem com as bolsas que envolvem parcerias com o setor industrial.

Ao todo, o conselho espera financiar um total de 1.900 estudantes de doutorado no período 2012-13, abaixo dos 2.900 de 2010-11. O investimento completo em doutoramentos do conselho, em todas as modalidades, deve chegar a 137 milhões de libras (R$ 388 milhões), valor superior aos 133 milhões investidos no período 2010-11.