19/06/2013

Times Higher Education

Ranking aponta Unicamp como 28ª melhor universidade com menos de 50 anos

Listagem da revista britânica destaca melhora no impacto da pesquisa da instituição paulista

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) subiu 16 colocações e agora é a 28ª melhor universidade do mundo com menos de 50 anos, segundo ranking anual divulgado em 19 de junho pela revista britânica Times Higher Education (THE). Reunindo as cem melhores instituições, o resultado corrobora o movimento ascendente apontado pelo ranking da instituição britânica Quacquarelli Symonds (QS), publicado em 11 de junho, que mostrou a Unicamp crescendo cinco posições, do 22º para o 17º lugar, entre as 50 melhores do mundo fundadas desde 1963.

Para Phil Baty, editor da THE, o ranking mostra que estão emergindo novas potências globais em educação superior e pesquisa. Segundo ele, o crescimento da Unicamp, criada em 1966, é resultado de uma melhora nas notas obtidas na avaliação e não da retirada de instituições com mais de meio século da lista de 2013. Neste ano, apenas três instituições foram removidas por idade do ranking. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), fundada em 1976, que aparecia em 99º lugar na listagem de 2012, não está entre as cem melhores da THE deste ano.

"A Unicamp obteve progressos na maioria dos nossos indicadores, mas talvez o progresso mais importante seja relacionado ao impacto da sua pesquisa, calculado por meio das citações de suas publicações", afirmou Baty. "É o que tem maior peso entre todos os nossos cuidadosamente regulados 13 indicadores de desempenho. Ele reflete a qualidade dos resultados da pesquisa da universidade, considerando o quanto está contribuindo para o conhecimento global", disse o editor. Segundo ele, a instituição paulista avançou muito ao garantir que o resultado de suas pesquisas seja compartilhado e circule de uma maneira mais ampla, tornando-se mais influente.

50 com menos de 50
No ranking divulgado na semana passada pela QS, entre as latino-americanas aparece também a Universidade Austral, da Argentina, na 41ª colocação. Entre as dez primeiras estão: Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong – HKUST (1º), Universidade Tecnológica de Nanyang – NTU (2º), Universidade de Warwick (3º), Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia – KAIST (4º), Universidade da Cidade de Hong Kong (5º), Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang – Postech (6º), Universidade de Maastricht (7º), Universidade da Califórnia – Irvine (8º), Universidade Politécnica de Hong Kong (9º) e Universidade de Lancaster (10º).