13/06/2012

Ranking regional

QS elege USP como a melhor universidade da América Latina

Pela segunda vez consecutiva a instituição aparece em 1º, seguida pela Unicamp, em 3º lugar

A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a melhor instituição de educação superior latino-americana pela segunda vez consecutiva no ranking regional divulgado hoje pela instituição britânica Quacquarelli Symonds (QS). Em terceiro lugar aparece a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mesma posição ocupada na edição de 2011, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que subiu da 19ª para a oitava colocação. Entre as 20 melhores instituições estão oito brasileiras, quatro chilenas, quatro mexicanas, duas argentinas e duas colombianas.

Leia também:

Entre as brasileiras, estão também no topo da lista desta segunda edição anual do ranking da América Latina a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 13º; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 14º; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 15º; a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 17º; e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 18º.

Entre as 250 universidades mais bem avaliadas, 65 instituições são do Brasil Critérios de avaliação
A lista completa reúne 250 universidades da região, avaliadas em sete critérios: reputação acadêmica, empregabilidade de alunos graduados, proporção de docentes por aluno, impacto da universidade na internet, artigos por docente, citações por artigo e proporção de docentes com doutorado.

As sete primeiras colocadas do ranking da QS mantiveram suas posições inalteradas em relação à lista do ano passado, indicando uma estabilidade entre as instituições. Entre as brasileiras, a principal queda foi a da Universidade de Brasília (UnB), que passou do 11º para o 25º lugar em um ano. Entre as 250 instituições de educação superior mais bem avaliadas, 65 universidades (26%) são do Brasil. No critério que considera o número de trabalhos acadêmicos por docente, o Brasil se destacou também com nove universidades entre as dez melhores, liderada pela Unicamp. Em relação ao critério que avalia a proporção de docentes com doutorado, há oito brasileiras entre as dez mais bem pontuadas.

As sete primeiras colocadas mantiveram suas posições inalteradas em relação a 2011 Em maio, o ranking da revista britânica Times Higher Education (THE) com as 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos mostrou a Unicamp na 44ª colocação e a Unesp em 99º lugar. Com isso, o Brasil foi o único país da América Latina a figurar na lista das instituições mais jovens da publicação. Outros países emergentes ficaram de fora desse ranking, como Índia e Rússia.