27/06/2012

28 de junho às 16h

Pós-graduação da Física promove colóquio com Roberto Lobo; tema é "Panorama do Ensino Superior: Universidades, Líderes, Gestão e Inovação"

Ex-reitor da USP, Lobo é presidente do Instituto de Gestão do Ensino Superior. Evento ocorre nesta quinta-feira (28) no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin às 16 horas

Principais tópicos do colóquio:

-    As universidades de classe mundial são uma nova classificação, que se baseia nos rankings organizados por várias instituições de diferentes países, que medem aspectos distintos. Ao mesmo tempo, permitem identificar as principais características que forjam uma universidade internacional de primeira linha.
-    Qual o papel destes rankings, ou de rankings em geral? Indicadores, visões e lições.
-    Os principais critérios para a composição dos rankings que geram
uma relação de interdependência com o que se considera os principais atributos das melhores universidades. Estes atributos podem ser tangíveis ou intangíveis. Apresentação e comentários.
-    Apresentação do conceito internacional de universidade de pesquisa e sua presença dentro de um sistema de ensino superior. A situação do sistema brasileiro de ensino superior e as universidades de pesquisa.
-    O papel do empreendedorismo e da capacidade de inovação, entendidos em um sentido mais amplo, no desenvolvimento das universidades líderes e de suas principais características - autossustentabilidade, competitividade, seletividade, internacionalização e compromisso social.   A situação brasileira neste cenário.
-    A inovação como fator de desenvolvimento e o papel das universidades.  Condições para a geração da inovação. Patentes e produção científica. Indicadores internacionais.

Mais informações com Gilvani de Fatima Pereira Rodrigues
Secretaria de Pós-Graduação