10/07/2012

Para atender à demanda da indústria, ITA dobra número de vagas

Instituto deve assumir papel ampliado no sistema de inovação tecnológica do Brasil

O governo federal aprovou um investimento de R$ 300 milhões para permitir que, em 2014, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) possa oferecer 240 vagas em seu vestibular, o dobro das disponíveis atualmente, informa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

"O governo se sensibilizou com o tema e aprovou o investimento", disse o reitor do ITA, Carlos Pacheco, ao diário paulista. O tema, no caso, é a carência de mão de obra formada pelo instituto, apontada pela indústria nacional. "É um desperdício não ampliar o ITA. Temos 500 alunos com nota para entrar na escola", disse Pacheco.

O reitor também pretende aproveitar o investimento para aproximar os alunos das empresas e promover mais atividades práticas, estimulando-os a, uma vez formados, seguirem carreira na área de engenharia.

Ouvido pelo jornal, o diretor de consultoria da Michael Page, Augusto Puliti, ainda falta, sim, mão de obra técnica qualificada no Brasil. "O déficit é enorme. Duplicar o ITA é ótimo, mas estamos muito longe do número de engenheiros que precisamos no Brasil", disse.

Neste ano, o instituto recebeu uma nova missão: promover o desenvolvimento de tecnologia de ponta não apenas para a indústria aeronáutica, mas para outros setores considerados estratégicos para o Brasil, como petróleo e energia. Em abril, a presidente Dilma Rousseff assinou um convênio com o MIT para criar um centro de inovação dentro do ITA em parceria com empresas privadas.

A previsão da reitoria é de que o projeto seja estruturado em um ano e que o centro de inovação abra as portas no segundo semestre de 2013.

O ITA quer que as companhias indiquem quais são os gargalos tecnológicos que precisam ser superados para garantir a competitividade das empresas no longo prazo. O desafio de encontrar uma solução inovadora para esses problemas será lançado para alunos e professores da escola.

Além de inovação tecnológica, as empresas querem um espaço dentro do ITA para recrutar talentos. "Todo mundo quer um engenheiro do ITA. Um executivo da Petrobrás veio aqui no ano passado e disse que queria todos os formandos", declarou Pacheco. Leia a reportagem completa.