27/05/2011

Times Higher Education

Novo ranking lista universidades por reputação

Entre os chamados países Brics, a Rússia aparece melhor posicionada, na 33ª posição, obtida pela Lomonosov, de Moscou

Janaína Simões

A revista inglesa Times Higher Education (THE) divulgou em março de 2011 o primeiro ranking relacionado à reputação das universidades. A liderança ficou com a Universidade de Harvard, seguida pelo massachusetts Institute of Technology (MIT), ambas dos Estados Unidos, e pela Universidade de Cambridge, da Inglaterra. mais de 13 mil professores de todo o mundo foram consultados para a elaboração do ranking, cuja pesquisa foi feita em parceria com a empresa Ipsos media TC. Os professores deviam citar as universidades que consideravam mais fortes em ensino e pesquisa em suas respectivas áreas de conhecimento. A lista traz 100 instituições de ensino superior.

Entre as dez primeiras colocadas, sete universidades são dos EUA, duas são do Reino Unido e uma é do Japão. Harvard foi a única a obter 100 pontos no índice de reputação. O MIT conseguiu 85 pontos e Cambridge ficou com 80,7 pontos. Os pontos de reputação são baseados no número de vezes em que uma instituição foi citada pelos professores como sendo “a melhor” nas áreas de especialidade dos entrevistados. Cada professor poderia nomear no máximo de 10 instituições.

Entre os chamados países BRICs, a Rússia aparece melhor posicionada, na 33ª posição, obtida pela Lomonosov, de moscou. A China colocou três universidades entre as 50 primeiras colocadas: Tsinghua (35ª posição), Hong Kong (42ª) e Pequim (43ª). Outro país que chama a atenção no ranking é Cingapura: a Universidade Nacional aparece em 27º lugar, uma posição à frente da prestigiada Carnegie mellon University, dos EUA. O Japão tem cinco representantes: Tóquio, Kyoto, Osaka e Tohoku, além do Instituto de Tecnologia de Tóquio.

A pontuação no ranking é uma combinação de dados sobre a reputação das instituições para a pesquisa e ensino. Os dois pontos são combinados em uma proporção de 2:1. O maior peso para o quesito pesquisa foi justificado pela THE porque os professores teriam maior confiança na sua capacidade de analisar a qualidade da pesquisa feita pelas instituições do que do ensino.

Harvard foi selecionada com mais frequência em ambos os quesitos avaliados - ensino e pesquisa. A pontuação das demais instituições na tabela foi calculada de acordo com o percentual da pontuação obtida por Harvard, fixada em 100. Por exemplo, o MIT recebeu 88,4% do número de citações como instituição de referência, observando-se apenas a área de pesquisa, das recebidas por Harvard. Este sistema de pontuação é diferente do utilizado na THE World University Rankings, levantamento publicado em setembro de 2010.

O ranking geral leva em conta mais critérios – são 13 no total –, como relação estudante/professor, quantidade de alunos e professores estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados, ênfase em pesquisa. A intenção desse novo ranking divulgado pela THE é medir o prestígio da universidade entre professores universitários experientes.

A pesquisa foi distribuída entre março e maio de 2010, em oito línguas: japonês, chinês simplificado, espanhol, francês, alemão, português brasileiro, português europeu e inglês. Dos questionários respondidos, 13.388 contiveram respostas consideradas válidas, dadas por acadêmicos de 131 países. Na média, os consultados têm experiência de 16 anos no trabalho em instituições de ensino superior e publicaram mais de 50 trabalhos de pesquisa ao longo de suas carreiras.