25/04/2012

EAD nos EUA

MIT prepara-se para oferecer credenciais em cursos livres a distância

Objetivo do instituto é "baixar as barreiras entre o campus e os estudantes de outras partes do mundo"

Ochinko (via Flickr cc by-nc-sa 2.0)
Massachusetts Institute of Technology
O Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciou em dezembro de 2011 planos para lançar, ainda no primeiro semestre de 2012, um programa intitulado MITx que oferecerá "credenciais" – títulos que não equivalem a graus acadêmicos – a estudantes de qualquer parte do mundo que demonstrem ter assimilado o conteúdo de algum dos cursos livres oferecidos pela instituição via internet.
 
Em nota divulgada em seu site, o Instituto declara que os graus acadêmicos plenos continuarão a ser oferecidos exclusivamente "àqueles admitidos no MIT por meio de um processo de admissão altamente seletivo", mas que as credenciais serão conferidas a estudantes online que "demonstrarem domínio do material de um assunto".
 
As credenciais serão fornecidas pelo MITx, e não se confundirão com os títulos emitidos pelo MIT tradicional. Embora os cursos online sejam gratuitos, a credencial terá de ser paga pelo candidato.
 
Escrevendo sobre a iniciativa para o Chronicle of Higher Education, o analista Kevin Carey, do "think tank" Education Sector, disse que a experiência pode vir a representar uma nova "moeda corrente" no mercado educacional e de trabalho.
 
Especialista questiona se outras universidades vão aceitar as credenciais do MIT como créditos, ou empregadores vão considerá-las como provas de competência "O que acontecerá quando ela entrar em circulação? Outras universidades vão aceitá-la como créditos, ou empregadores, como provas de competência?", questiona. Carey também destaca o potencial do programa – que por ser online tem alcance mundial – como forma de recrutamento de novos alunos: "Na caçada pelos melhores e mais brilhantes estudantes do globo, o MIT não precisará adivinhar quem está no topo do melhor 1%; poderá, simplesmente, selecioná-los entre os milhões matriculados no MITx".
 
O MIT pretende usar o conteúdo gerado para alimentar o programa MITx também dentro de seu campus, mas de modo diverso do que será adotado no ensino a distância. "Professores e alunos decidirão como usar o material em suas aulas", diz a nota da instituição.
 
O Instituto também reafirmou, quando do anúncio da iniciativa, seu compromisso com a educação presencial e com o modelo universitário no qual os estudantes moram no campus. O objetivo do programa, segundo o MIT, é "baixar as barreiras entre o campus e os estudantes de outras partes do mundo", mas não desvalorizar a experiência presencial ou diluir a importância dos graus acadêmicos formais.
 
Entre os objetivos tecnológicos do MITx estão: organizar e apresentar o material de curso de modo a permitir que o estudante aprenda em seu próprio ritmo; oferecer interatividade, laboratórios online e comunicação direta entre estudantes; permitir a avaliação individual e a certificação do aprendizado; operar uma infraestrutura de software flexível e disponível para outras instituições de ensino.
 
O MIT é uma das instituições presentes na plataforma iTunes U, criada pela gigante da informática Apple. A plataforma oferece cursos e material didático interativo que são acessados a partir de produtos da empresa, como o tablet iPad.
 
capa da edição impressa nº 5 | abril de 2012