18/11/2011

MEC vê melhora na qualidade do ensino superior, mas corta 50 mil vagas

Unicamp participou, pela primeira vez, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Nos cursos com pior avaliação, o corte atinge 65% das vagas oferecidas em 2010 e nos demais o corte será de 20% O resultado da mais recente rodada de avaliação da educação superior no Brasil revela um avanço na qualidade geral das instituições, de acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Mesmo assim, alguns cursos da área da saúde, ciências contábeis e administração terão cerca de 50 mil vagas suspensas para ingresso em 2012, por conta do mau resultado obtido.

Nos cursos com pior avaliação, o corte atinge 65% das vagas oferecidas em 2010. Nos demais, o corte será de 20%. Além de sofrer corte, a instituição mal avaliada precisa assinar com o MEC um termo de saneamento das deficiências encontradas.

O MEC avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. O resultado dessa avaliação é consolidado em um número, o Índice Geral de Cursos (IGC), que varia de 1 a 5. Notas acima de 3 significam um resultado satisfatório; notas de 1 ou 2, consideradas insatisfatórias, trazem consequências como a suspensão de vagas.

No universo das instituições avaliadas, 27 delas alcançaram o índice 5, sendo 16 públicas e 11 privadas; 131 obtiveram nota 4 (65 públicas e 66 privadas); 985 aparecem com nota 3 (90 públicas e 895 privadas); 674 tiveram nota 2 (41 públicas e 633 privadas); nove tiveram nota 1 (duas públicas e 335 privadas).

Também passaram por avaliação 4.143 cursos superiores de graduação. O produto da avaliação dos cursos, que leva em conta critérios como a titulação dos professores, qualidade das instalações e o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho, o Enade, é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), expresso com notas em uma escala que também vai de 1 a 5. O CPC é um dos componentes do IGC e, assim como nele, as notas de 3 a 5 significam conceito satisfatório e as notas 1 e 2, desempenho insatisfatório.

Em nota divulgada pelo MEC, Fernando Haddad elogiou o avanço na titulação dos docentes dos cursos superiores basileiros. “Temos hoje professores mais titulados e que se dedicam mais ao ensino do que no passado”, disse.

O Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) registrou as taxas de avanço da titulação ao longo da década. De 2001 para 2010, a maior elevação percentual ocorre em relação ao título de doutor, que alcança 123,1%, seguida do mestrado (99,6%) e da categoria classificada pelo censo como “até especialização”, com 23,2%.

A Unicamp aparece classificada como a melhor universidade do país. A USP, considerada a melhor nos principais rankings internacionais, não participa da avaliação federal Haddad destacou, ainda, as boas notas obtidas por nove das 14 novas universidades criadas a partir de 2003 e que passaram por avaliação em 2010.

Dentre todos os cursos de graduação avaliados, 58 alcançaram nota 5 no CPC; 728 (4); 1.608 (3); 575 (2); 19 (1); e 1.155 cursos das áreas avaliadas aparecem “sem conceito”, por não ter apresentado algum dos itens que entram na composição do CPC, informa o MEC.

Em 2010, o Enade avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídas em 14 cursos: biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, agronomia e zootecnia, além de cinco tipos de cursos superiores de tecnologia – tecnologia em agroindústria, tecnologia em agronegócio, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar e tecnologia em radiologia.

As três áreas do conhecimento com maior número de cursos avaliados em 2010 foram enfermagem, com 728 cursos, fisioterapia (477) e farmácia (389). As áreas com menor número de cursos avaliados são as tecnológicas: tecnologia em agroindustria teve 18 cursos avaliados, tecnologia em gestão hospitalar, 45, e tecnologia em radiologia, 49.

Unicamp

A avaliação da educação superior feita pelo MEC tem jurisdição sobre o sistema federal de ensino, que inclui as universidades federais e as instituições privadas. Instituições estaduais não são, portanto, obrigadas a se submeter ao sistema, mas a Unicamp decidiu participar, de forma voluntária, da avaliação realizada em 2010. A universidade aparece classificada como a melhor do país no IGC, com nota 4,69. A USP, considerada a melhor universidade brasileira nos principais rankings internacionais, segue não participando da avaliação federal.

Veja a tabela completa dos resultados da avaliação.