04/01/2012

Acesso

MEC registra aumento da adesão de universidades federais a sistema de seleção pelo Enem

Número de vagas disponibilizadas mais que dobrou na comparação com 2010, chegando a 80,3 mil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço das adesões ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que se vale da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase no processo seletivo para acesso à educação superior. O balanço registra um aumento no número de instituições engajadas no sistema, e no total de vagas oferecidas.

Em 2010, primeiro ano do processo de substituição do vestibular pelo Enem, 23 universidades federais aderiram ao Sisu, com a oferta de 38,5 mil vagas; em 2011, o número de federais subiu para 39; o de vagas, para 62 mil.

No primeiro processo seletivo de 2012, a adesão também cresceu, de acordo com o ministério. Estão no Sisu, neste momento, 42 universidades federais. O total de vagas disponibilizadas pelas universidades mais que dobrou na comparação com 2010, chegando a 80,3 mil.

No conjunto, a seleção unificada de 2012 abre 108.552 mil vagas. Em universidades federais, serão 80.368; nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, 19.828; nas instituições estaduais, 8.236; na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, 120.

O MEC informa que os candidatos a vagas na educação superior por meio do Sisu podem consultar, pelo site http://sisu.mec.gov.br/, a relação das instituições de ensino que aderiram ao sistema para o processo seletivo do primeiro semestre de 2012, os cursos que oferecem e o número de vagas. Está à disposição um roteiro para orientar o processo de inscrição, que estará aberto de 7 a 12 de janeiro próximo.