27/03/2012

MEC oficializa descredenciamento da Universidade São Marcos

Universidade estava impedida de realizar vestibulares e sob intervenção judicial

O descredenciamento da Universidade São Marcos foi confirmado nesta segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União. O despacho da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior dá à São Marcos dez dias para formar comissão que tratará da transferência dos alunos matriculados, processo que terá de se realizar em, no máximo, 90 dias.

Até que as transferências se completem e todos os documentos sejam entregues aos estudantes, as aulas continuarão normalmente, informa o jornal O Estado de S. Paulo.

Com cerca de 2.000 alunos – a maioria na cidade de São Paulo, mas algumas centenas também em Paulínia (SP) – a São Marcos encontrava-se com a autonomia universitária suspensa, impedida de aceitar novos alunos ou realizar vestibulares, desde março de 2011. Em setembro do ano passado, a instituição foi posta sob intervenção judicial, por descumprimento de obrigações trabalhistas.

O MEC investigava ainda a São Marcos por possíveis irregularidades administrativas e no corpo docente, além de indícios de insustentabilidade financeira.

Mais recentemente, o nome da instituição foi envolvido numa fraude de diplomas falsificados, usados por professores da rede municipal de São Paulo. De um total de cerca de 50 documentos falsos identificados pelas autoridades, 29 eram da Universidade São Marcos, que se declarou também vítima do esquema.