06/03/2012

Incentivos

MEC oferece verbas para programas de extensão universitária e iniciação científica

Programa de Apoio à Extensão Universitária destinará recursos para instituições públicas

Instituições públicas de educação superior, sejam federais, municipais ou estaduais, podem pleitear verbas do Ministério da Educação (MEC) para seus programas de extensão, distribuídas por meio do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext).

A verba para cada programa é de R$ 150 mil e para projeto, R$ 50 mil. A execução deve acontecer num prazo de até 12 meses, tendo como limite 31 de dezembro de 2013, informa nota divulgada pelo ministério.

As propostas devem ser apresentadas ao MEC até 14 de abril. A divulgação dos resultados da seleção está prevista para 12 de junho, e a liberação do dinheiro deve ocorrer no início de 2013.

No Proext, cada instituição deve orientar a construção de suas propostas dentro das 16 linhas definidas no edital: educação; cultura e arte; pesca e aquicultura; promoção da saúde; desenvolvimento urbano; desenvolvimento rural; redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza; geração de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários; preservação do patrimônio cultural; direitos humanos; promoção da igualdade racial; mulheres e relações de gênero; esporte e lazer; integração nacional; comunicação; justiça e direitos dos indivíduos privados de liberdade.

Bolsas de iniciação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), apresentou um novo programa de incentivo à iniciação científica, chamado Jovens Talentos para a Ciência. Segundo nota divulgada pelo MEC, o objetivo é “inserir precocemente os estudantes no meio científico”.

As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas no mês de agosto deste ano. Estudantes interessados, que tenham ingressado neste ano em universidades federais e institutos federais de educação podem se inscrever, por meio de formulário eletrônico que deve ser disponibilizado pelas instituições no período de 13 a 23 de março.

Os alunos serão selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais, aplicada no dia 29 de abril. A nota do teste poderá ser utilizada ainda para futuras classificações no programa de bolsas Ciência sem Fronteiras. Os aprovados receberão bolsas no valor de R$ 360 pelo período de 12 meses.

De acordo com o MEC, estudantes bolsistas deverão ter um “desempenho exemplar e destacado”, além da participação em ciclos de palestras, projetos de iniciação científica, contato com laboratórios, seminários etc.

Nesta primeira seleção, serão alocadas 6.000 bolsas, distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes inscritos em cada instituição, o que totalizará um investimento de cerca de R$ 30 milhões.