08/11/2013

Valor Econômico

Lucro dos grupos educacionais privados Kroton e Estácio mais que dobra em um trimestre

Em ambos os casos, houve crescimento na base de novos alunos e redução dos custos

Beth Koike
Rodrigo Galindo, presidente da Kroton
A taxa de expansão do lucro líquido dos grupos educacionais privados Kroton e Estácio ultrapassou a casa dos 100% entre julho e setembro, informa a jornalista Beth Koike na edição desta sexta-feira (8) do jornal Valor Econômico. “A carioca Estácio viu seu lucro líquido saltar 116,8% e atingir R$ 86,3 milhões no terceiro trimestre. Já na mineira Kroton, a última linha do balanço trouxe um aumento de 110%, somando R$ 128 milhões”, informa a reportagem.

A Kroton captou 167 mil novos alunos no vestibular do meio do ano e chegou ao fim de setembro com 534,3 mil matriculados, o que representa aumento de 33,3% em relação a igual período de 2012. A Estácio conquistou 84,6 mil estudantes que fizeram sua base saltar para um total de 340,4 mil matriculados em setembro, expansão de 19,7%.

"Conseguimos esse resultado graças a uma combinação de aumento na base de alunos em todas as regiões do país e redução de custos", disse Rodrigo Galindo, presidente da Kroton.

Nos cursos presenciais, os custos da Kroton representaram 54,3% da receita líquida, redução de 8,8 pontos percentuais. Já no ensino a distância, os custos foram equivalentes da 23% da receita, ou seja, três pontos percentuais abaixo do registrado um ano antes. Na Estácio, a participação nos custos sobre a receita líquida diminuiu 3,5 pontos percentuais para 54,3% no trimestre.