31/01/2012

Reino Unido

Inscrição de estudantes em universidades inglesas cai 10% após aumento de anuidades

Em todo o Reino Unido, a queda foi de 7,4%; aumenta número de candidatos de fora da UE

Os dados não apoiam a hipótese de que as altas anuidades assustaram os estudantes, disse executiva Às vésperas do início do primeiro período letivo após as universidades inglesas terem sido autorizadas a elevar suas anuidades a até 9.000 libras (cerca de R$ 24.000), o triplo do limite anterior, dados divulgados pelo periódico Times Higher Education (THE) mostram que o total de pedidos de matrícula de estudantes ingleses em instituições de ensino superior no país caiu 10% na comparação com 2011, descendo de 426.208 para 384.170. Em comparação, na Escócia, onde escoceses têm o direito de cursar o ensino superior gratuitamente, a queda foi de 1,5%.

De acordo com os números do Serviço de Admissão a Faculdades e Universidades (Ucas, como é conhecido na sigla em inglês), órgão responsável por controlar as inscrições ao ensino superior no Reino Unido, até o final do prazo para pedido de vagas, encerrado em 15 de janeiro, a redução geral na procura de instituições de ensino superior do Reino Unido para o ciclo de 2012, na comparação com 2011, ficou em 7,4%, caindo a 540.073.

O serviço registra, no entanto, um aumento de 13,7% nas inscrições feitas por estudantes de fora da União Europeia, e uma queda de 11,2% nos estudantes de países que integram a UE, num possível reflexo da crise econômica no continente.

Ouvido pelo THE, o principal executivo da associação britãnica de instituições de ensino superior, a Universities UK, Nicola Dandridge, disse que a queda no número de inscrições foi “bem menos dramática” do que diziam algumas previsões. “E se olharmos para o número de inscritos britânicos de 18 anos de idade, ele caiu apenas 3,6%, num momento em que a população de 18 anos está em declínio”, ponderou.

Outras fontes ouvidas pelo THE também disseram que a questão demográfica tem de ser levada em consideração.

Já o ministro inglês de Ciência e Universidades, David Willetts, preferiu focar nos números absolutos, dizendo que o total de ingleses inscritos no ensino superior “é o maior de todos os tempos, com exceção do ano passado”. Mas Michael Farthing, vice-chancellor da Universidade de Sussex, disse que o governo precisa agir com urgência, para evitar que a queda de 2012 se repita.

A principal executiva do Ucas, Mary Curnock Cook, disse que os dados não apoiam a hipótese de que as altas anuidades assustaram os estudantes. De acordo com ela, a principal queda se deu entre estudantes de famílias mais abastadas. E o número de inscrições de 2012 voltará a superar o de vagas disponíveis.