25/06/2013

Pioneirismo

Georgia Tech passa a oferecer mestrado de baixo custo via MOOC

Instituição cobrará US$ 6.600 pelo curso de três anos, que deve atender até 10.000 estudantes

O Instituto de Tecnologia da Georgia (Georgia Tech) anunciou a criação de um mestrado em Ciência da Computação, com créditos e certificado equivalentes aos do curso presencial, que será ministrado exclusivamente via plataforma online, no formato MOOC, ou Curso Online Massivamente Aberto. Os MOOCs não se limitam a reproduzir aulas em vídeo, mas também oferecem recursos interativos, como exercícios e lições de casa corrigidos via internet.

Embora várias outras grandes universidades internacionais, como Harvard, Princeton e o MIT já tenham cursos em plataforma MOOC, a Georgia Tech avança ao tornar os créditos da versão online do curso equivalentes aos da aula presencial, um passo que a maioria das instituições tradicionais de educação superior ainda relutam em dar. No Brasil, a USP, que recentemente lançou seus primeiros MOOCs, não oferece créditos acadêmicos vinculados a eles.

O curso está sendo financiado, em sua fase inicial, por doação de US$ 2 milhões da AT&T Nos EUA, muitos MOOCs promovidos por instituições de prestígio oferecem “credenciais” ou “certificados”, também sem valor na academia. Alguns analistas temem que a oferta de créditos por meio de MOOCs venha a prejudicar as vias tradicionais de financiamento das universidades, o mercado de trabalho dos professores – já que um único instrutor pode gravar aulas que serão assistidas por milhares de estudantes, enquanto que trabalhos e provas são corrigidos por software – e a própria natureza da vida acadêmica no campus.

No caso da Georgia Tech, a solução encontrada foi oferecer o curso de mestrado em duas modalidades: uma aberta, oferecida por meio da plataforma Udacity – que, ao lado do Coursera, e do EdX, é um dos maiores provedores de MOOCs produzidos por instituições tradicionais de ensino – e outra, paga, que contará créditos e dará direito ao grau de mestre.

Críticos temem que a empresa use a Georgia Tech como um centro de treinamento de futuros funcionários da corporação Os estudantes que quiserem participar da versão paga terão de se inscrever e ser aceitos pela universidade, e pagarão US$ 6.600 (R$ 14.600) pelo curso, de três anos. A versão presencial do mestrado pode custar até três vezes mais. O total de estudantes pode chegar a 10 mil, mas na fase de implantação serão convidados apenas algumas centenas de alunos, "recrutados em afiliadas da AT&T e da Georgia Tech".

A universidade diz que o currículo do MOOC seguirá o do mestrado tradicional O curso está sendo financiado, em sua fase inicial, por uma doação de US$ 2 milhões da empresa de telecomunicações AT&T. O papel da companhia – que poderá sugerir palestrantes ou projetos aos estudantes – causou alguma preocupação em analistas ouvidos sobre o assunto pelo jornal Chronicle of Higher Education. Críticos temem que a empresa use a Georgia Tech como um “centro de treinamento” de futuros funcionários da corporação.

A universidade, no entanto, diz que o currículo do MOOC seguirá o do mestrado tradicional.