19/01/2012

Reforma ministerial

Físico Marco Antonio Raupp é anunciado como novo titular do MCTI

Presidente da Agência Espacial Brasileira substitui Aloizio Mercadante a partir de 24 de janeiro

Agência Brasil
Escolha do novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação foi feita pelo seu perfil técnico

A presidente Dilma Rousseff confirmou no dia 18 o nome do novo titular do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O físico Marco Antonio Raupp, atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), vai substituir o ministro Aloizio Mercadante, que deixará a pasta para assumir o Ministério da Educação no lugar de Fernando Haddad. A posse dos novos ministros ocorrerá no dia 24 de janeiro, segundo nota divulgada pelo MCTI.

A escolha do novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação foi feita pelo seu perfil técnico, já que outros nomes que haviam sendo aventados eram essencialmente políticos e deveriam atender às demandas partidárias por espaço no governo federal. Raupp presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 2007 e 2011, quando assumiu a presidência da AEB. Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Matemática pela Universidade de Chicago, é professor livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Raupp presidiu a SBPC entre 2007 e 2011, quando assumiu a presidência da AEB "Recebo como uma distinção especial o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação num momento fundamental da sua evolução. Com 40 anos de militância nas atividades cientificas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, considero uma honra e um enorme desafio a nova missão que me é confiada", declarou Raupp em nota à imprensa.

O novo ministro foi diretor geral do Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos, professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).