28/02/2012

Empregabilidade

Doutorandos também devem fazer estágio em empresas, diz relatório britânico

Comissão nomeada pelo governo analisou a relação entre ensino superior e mercado de trabalho

Todos os estudantes de graduação da Inglaterra deveriam passar pelo menos oito semanas fazendo estágio, diz um relatório encomendado pelo governo britânico. Além disso, os chamados “cursos-sanduíche” – nos quais os estudantes passam um ano trabalhando na indústria, durante a graduação – precisam ser incentivados. E estágios de oito a doze semanas no mercado de trabalho deveriam ser oferecidos a doutorandos e estudantes de pós-doutorado.

Essas são as recomendações do relatório Review of Business-University Collaboration, elaborado pelo ex-vice-chancellor (reitor) da Universidade de Hertfordshire, Sir Tim Wilson. O objetivo das sugestões é aumentar as chances de os estudantes universitários encontrarem emprego após seus cursos, informa o Times Higher Education.

O relatório pede ainda que as universidades passem a divulgar quais as colocações no mercado obtidas pelos egressos de seus cursos de doutorado, escalonadas por departamento, “o quanto antes”.

A criação de “Key Information Sets” (KIS) – bancos de dados com informações padronizadas sobre cursos superiores, e que incluem a perspectiva profissional dos formandos – também para a pós-graduação deve ser uma prioridade, diz o relatório. A Inglaterra já está introduzindo KIS, neste ano, para os cursos de graduação.