10/04/2012

Financiamento

Dívidas pendentes de crédito estudantil passam de US$ 1 trilhão nos EUA

Valor supera dívidas com cartão de crédito e financiamento de automóveis

As dívidas pendentes do crédito estudantil nos Estados Unidos superaram as dívidas dos americanos com cartão de crédito e financiamento de automóveis, ultrapassando US$ 1 trilhão. A dívida média dos estudantes com o crédito estudantil superou os US$ 25 mil, alta de 25% em dez anos. Oito em cada dez desses empréstimos são emitidos ou garantidos pelo governo.

Sem emprego, muitos voltaram para a faculdade, aumentando ainda mais suas dívidas com o financiamento das mensalidades A informação é da reportagem "Inadimplência de estudantes ameaça recuperação dos EUA", de Tom Raum (Associated Press), publicada dia 9 de abril pelo Valor Econômico (se você é assinante, clique aqui para ler a íntegra).

O diagnóstico é que as dificuldades de pagamento desses empréstimos aumentam com um mercado de trabalho "ainda vacilante". Para piorar, incapazes de conseguir emprego, muitos estudantes voltaram para a faculdade, aumentando ainda mais suas dívidas. Um novo relatório do Federal Reserve Bank de Nova York indica que americanos com 60 anos ou mais ainda devem cerca de US$ 36 bilhões em empréstimos estudantis.

Universidades e faculdades simplesmente aumentam as mensalidades diante dos subsídios concedidos pelo governo, diz analista Tom Raum ouviu Mark Zandi, economista-chefe da Moody's Analytics, para quem as "universidades e as faculdades simplesmente aumentam suas mensalidades" diante dos subsídios concedidos pelo governo. "Isso não melhora a acessibilidade."