01/05/2010

Editorial

Disseminar e qualificar o debate sobre o ensino superior

Fernando Ferreira Costa – Reitor da Unicamp

O Brasil não se tornará um país plenamente desenvolvido sem que um número significativamente maior de seus jovens tenha acesso ao ensino superior. Já não há como mascarar essa exigência, que é tanto intelectual e profissional como social.  

Os grandes desafios de nosso país em relação a esse objetivo consistem em estabelecer as prioridades, metas e políticas públicas capazes de permitir que o número de cidadãos que finalizam o ensino superior seja equivalente àquele observado nos países desenvolvidos; que a qualidade da educação seja de fato excelente; que exista uma quantidade considerável de universidades de pesquisa de primeiro nível internacional; e, finalmente, que ocorra planejamento adequado para a expansão, articulação e diversificação desse sistema de ensino superior. Portanto, há uma série importante de escolhas a fazer, e o Brasil não se pode dar ao luxo nem de adiá-las, nem de errar mais em matéria de educação.  

Desde a sua fundação, a universidade estadual de campinas tem sua história marcada pela inventividade e pela qualidade na formação de seus estudantes. em 2009, aos 42 anos de existência, a unicamp registrou 16.422 alunos em seus 66 cursos de graduação, e 15.322 alunos em 139 programas de pós-graduação. No ano anterior, 2.662 estudantes completaram a graduação, e 1.141 dissertações de mestrado e 748 teses de doutorado foram apresentadas. são números inegavelmente expressivos. evidenciam o compromisso da universidade com o cumprimento de sua missão fundamental – contribuir para a educação de excelência e a formação de quadros em todos seus campos de atuação.  

Outra face do mesmo compromisso formador (e inovador) da unicamp se expressa em sua vontade manifesta de contribuir para a disseminação e a qualificação do debate sobre as transformações pelas quais deve passar o sistema de ensino superior no Brasil. duas iniciativas recentes atendem imediatamente a esse objetivo: a criação do centro de estudos avançados, no qual já se instalou o grupo de trabalho sobre ensino superior; e esta revista Ensino Superior Unicamp, que, em sua primeira edição, trata de algumas das questões relevantes ao tema, no Brasil e no exterior. de periodicidade quadrimestral, a revista quer discutir e quer motivar discussões. está aberta a receber contribuições de todos os que, como nós, consideram a formação de quadros profissionais e intelectuais uma questão decisiva para o futuro do país.  

Este é o nosso mais sincero convite à leitura!  

Fernando Ferreira Costa – Reitor