14/08/2013

Meritocracia maleável

Demanda por meritocracia é atenuada quando grupo que a exige é academicamente superado por outro

Confrontados com desempenho de asiáticos na Universidade da Califórnia, brancos americanos passam a dar peso menor a notas em exames padronizados

A usualmente rígida definição de meritocracia adotada por norte-americanos brancos é flexibilizada quando são confrontados com o desempenho acadêmico superior de asiático-americanos. A conclusão é de Frank Samson, Ph.D. em Sociologia por Stanford e professor da Universidade de Miami. Seu estudo foi objeto de atenção de Scott Jaschik, do Inside Higher Education.

Samson realizou uma pesquisa com adultos brancos residentes no Estado da Califórnia e constatou que, em geral, esse grupo é a favor de políticas de admissão ao ensino superior – no caso específico, à Universidade da Califórnia – que confiram alta prioridade às médias obtidas no ensino médio e às notas em provas padronizadas (como exames vestibulares).

Clique aqui para ler "Multiple Group Threat And Malleable White Attitudes Towards Academic Merit" na íntegra (formato PDF, 28 páginas)

Mas quando representantes desse mesmo grupo foram induzidos a levar em consideração o sucesso acadêmico de estudantes de origem asiática, a bandeira meritocrática passou a ser pintada em tons mais suaves.

A proporção de asiático-americanos na UC é mais que o dobro da participação desse grupo na população californiana. Quando informados desse fato, os adultos brancos passaram a dar menor importância ao desempenho em exames vestibulares.

"Sociólogos descobriram que os brancos referem-se a 'qualificações' e uma distribuição meritocrática de oportunidades e recompensas, e ao suposto fracasso dos negros em viver de acordo com essa norma meritocrática, com o objetivo de reforçar a crença de que a desigualdade racial nos Estados Unidos tem alguma legitimidade", Samson escreve. "No entanto, os resultados aqui sugerem que a importância de critérios meritocráticos para brancos varia conforme certas circunstâncias. Os californianos brancos não têm um compromisso de princípio com um padrão fixo de mérito."