09/05/2013

Coursera passa a oferecer acesso gratuito a trechos de livros didáticos

Acordo com editoras permite que estudantes de MOOCs acessem capítulos indicados pelo professor

A plataforma americana de cursos online Coursera, que atualmente oferece mais de 370 cursos, com cerca de 3 milhões de alunos de diversas partes do mundo, anunciou um acordo para que os estudantes de alguns de seus programas tenham acesso a material didático de editoras como Oxford University Press, Cengage Learning, Macmillan Higher Education, SAGE e Wiley.

De acordo com nota publicada no site da revista Times Higher Education, isso significa que os professores que fornecem cursos à plataforma poderão indicar textos dessas editoras a seus alunos sem que os estudantes tenham de pagar pelo conteúdo.

Serão disponibilizados capítulos e excertos de livros didáticos que já existem em formato digital, gratuitos pela duração do curso. Estudantes que se interessem por ler os livros na íntegra, ou por acessar as partes relevantes após o encerramento das aulas, terão de pagar.

Contando com conteúdo produzido por acadêmicos de 69 instituições – incluindo Princeton, Stanford, Universidade da Califórnia, Universidade de Tóquio e Universidade Autônoma do México – o Coursera é o maior dos provedores de MOOCs, ou massive open online courses. Oferece cursos gratuitos, e busca gerar receita por meio da oferta de certificados, licenciamento e apoio ao recrutamento de recursos humanos por empresas. Outras companhias importantes do setor são a Udemy e o edX, este último uma parceria entre Harvard e o MIT.