21/09/2012

Conselho de credenciamento de universidades americanas cria grupo internacional

Objetivo é discutir os desafios da avaliação de qualidade num ambiente globalizado

O Conselho para Credenciamento da Educação Superior (CHEA, na sigla em inglês), órgão que promove a autorregulamentação do setor e congrega universidades e agências de credenciamento nos Estados Unidos, anunciou a criação de seu Grupo de Qualidade Internacional.

De acordo com nota publicada pelo Chronicle of Higher Education, esse grupo tratará “dos desafios comuns de garantia de qualidade enfrentados pelos países (...) e pelos que surgirem das crescentes atividades transnacionais” das universidades. Outro ponto que o novo grupo deverá debater é o da avaliação da qualidade dos grandes cursos online que atingem audiências globais, os chamados MOOCs.

O Chronicle cita alguns casos em que falhas no sistema de credenciamento e de avaliação de qualidade de instituições nos Estados Unidos tiveram repercussão internacional – por exemplo, o fechamento, em 2011, de uma universidade californiana que, nas palavras do jornal, não passava de uma “fábrica de vistos” para estudantes estrangeiros.

O periódico nota, ainda, que muitas instituições relutam em abrir campi avançados fora de seus países de origem por terem dúvidas quanto aos mecanismos de controle de qualidade e avaliação que se aplicam a esse tipo de iniciativa.

A nova organização aceitará como membros as instituições de ensino superior credenciadas nos EUA, universidades estrangeiras reconhecidas pelos órgãos de controle de qualidade de seus países, organizações de controle de qualidade estrangeiras reconhecidas por seus governos, além de agências governamentais e fundações.