13/01/2012

Aquisições no setor de educação movimentaram mercado no Brasil em 2011

Reportagem destaca compra da Universidade do Norte do Paraná por R$ 1,3 bi pela Kroton Educacional como valor recorde

O setor de educação no Brasil viveu em 2011 um ano movimentado de aquisições e 2012 deve seguir a mesma tendência de aquecimento dos negócios, de acordo com reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico em 9 de janeiro. Apenas na área de ensino superior, os destaques foram a transação de compra da Universidade do Norte do Paraná (Unopar) por R$ 1,3 bilhão pela mineira Kroton Educacional — valor recorde no ano — e a aquisição da Uniban pela Anhanguera por R$ 510 milhões.

Leia também:
O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações

Atualmente há 5,3 milhões de alunos no ensino superior no Brasil, sendo 75% nas instituições privadas O jornal paulista cita um levantamento feito pela consultoria KPMG que aponta um total de 27 transações de fusão e aquisição na área de ensino no ano passado, incluindo empresas de capital aberto e fechado, mas o valor total das negociações não foi informado pelo Valor pois algumas operações não tiveram seus detalhes revelados. Essas transações incluem ensinos fundamental, médio e superior, além de sistemas de ensino (conteúdo didático em apostilas).

A reportagem destaca que a compra feita em 2011 pela Kroton, cujo principal acionista é o fundo norte-americano Advent, foi a maior operação já fechada na história da educação no Brasil. O principal objetivo da empresa mineira com o negócio é explorar o potencial de mercado do ensino a distância (EAD), já que a Unopar é líder no segmento no País. De acordo com o texto, estima-se que o EAD possa dobrar de tamanho no prazo de cinco anos.

A Anhanguera, maior grupo de educação do Brasil, com 292 mil alunos, pagou mais de meio bilhão de reais no ano passado por uma das últimas grandes universidades privadas de São Paulo que ainda não haviam sido vendidas com a meta de se estabelecer no mercado paulistano, considerado o mais lucrativo do País, informa o Valor. A Anhanguera é controlada pelo fundo de private equity Pátria. Após a compra da Unopar, a Kroton passou a ocupar a segunda posição no ranking das maiores universidades, com 264 mil alunos. Atualmente há 5,3 milhões de alunos no ensino superior, sendo 75% nas instituições privadas.