24/06/2015

Prestando contas

A Ensino Superior Unicamp agora é só online

Última edição impressa foi a número 13 (abril-junho de 2014); a número 14 foi publicada apenas online, mas ainda na lógica de funcionamento de uma revista trimestral.
Desde 2015, a ES opera como um site de atualização contínua.

 
Para reduzir custos de diagramação, impressão, envelopamento, etiquetagem e postagem, a revista Ensino Superior deixou de ser revista. Além do custo, os prazos dilatados de gráfica, acima de tudo, mas também o tempo necessário para manuseio e envio estavam “envelhecendo” a publicação, que já chegava aos seus leitores defasada.
 
Para que se tenha uma ideia, a última edição efetivamente impressa (a nº 13) foi enviada à gráfica em setembro do ano passado, mas ficou pronta para postagem em meados de dezembro. A nº 14 ainda chegou a ser produzida na lógica de publicação trimestral, mas o conselho editorial decidiu não enviar para a gráfica.
 
Você perceberá, assim, que todas as revistas, da 1 à 14, estão disponíveis na aba “edições anteriores”, mas a 14 não tem os PDFs para consulta/download.
 
O que não muda
A Ensino Superior busca desde 2010 disseminar e qualificar o debate sobre ensino superior no Brasil e no mundo, discutindo e motivando discussões entre especialistas (não especialistas também são bem-vindos) que consideram a formação de quadros profissionais e intelectuais – acima de tudo, de cidadãos – uma questão fundamental.
 
Os temas centrais cobertos são dez:
 
1.                  internacionalização
2.                  formação geral
3.                  ensino a distância (EaD)
4.                  ensino superior particular
5.                  avaliação de instituições, cursos e alunos
6.                  carreiras específicas (Engenharia, Medicina etc.)
7.                  governança de instituições de ensino superior
8.                  rankings (abordagem crítica)
9.                  acesso e permanência (cotas, bônus, financiamento etc.)
10.               inovações curriculares e ensino-aprendizagem
 
Orientações gerais para colaboradores
Não há limitação mínima ou máxima quanto a tamanho dos textos ou número de gráficos, tabelas e imagens. Mande seu texto na fonte, tamanho, espaçamento e margens com as especificações que bem entender, pois para o trabalho de edição isso é indiferente. Mas é de total responsabilidade do autor verificar se todas as citações e referências textuais, quando houver, encontram-se descritas na bibliografia.
 
Os textos são publicados mediante convite ou como resultado da sugestão dos seus autores. A revista publica tanto contribuições inéditas quanto material já publicado, mediante autorização do autor / da publicação original.
 
A revista impressa foi organizada, a partir da edição nº 3, em três seções fixas e cinco seções eventuais. As seções fixas eram: Notas, Artigos e a edição brasileira do International Higher Education. As não fixas: Reportagem, Entrevista, Livros, História e História – Textos Fundamentais.
 
Agora, operando exclusivamente como site, falar em seções perde um pouco o sentido. Mas a organização do material ainda vale para orientar o eventual colaborador. Ou seja, aceitamos contribuições de várias naturezas: resenhas, reportagens, artigos propriamente acadêmicos, “notas” (textos curtos com repercussão de noticiário, breves relatos de conferências, simpósios, seminários, encontros etc. e agenda).
 
Sua sugestão de nota, artigo, resenha, entrevista ou reportagem será avaliada pelo editor executivo e, em alguns casos, pelo Conselho Editorial. A qualidade de texto e de informação e a pertinência aos temas centrais são essenciais para aprovação. Você será informado por e-mail caso seu trabalho seja aceito para publicação, com eventuais pedidos de aprimoramento da redação ou, ainda, solicitações de autorização para cortes e ajustes no processo de edição do texto.
 
As sugestões de contribuição devem ser enviadas para o e-mail do editor executivo, Ricardo Whiteman Muniz: rwmuniz@unicamp.br
 

PS: O editor pede desculpas a leitores(as) e colabores(as) pela demora para publicar os esclarecimentos acima. Mas tem uma justificativa razoável: o processo de definição dos novos rumos da Ensino Superior foi longo e arrastado, consumindo de outubro de 2014 a maio de 2015. Chegamos a participar de reuniões e treinamentos para migrar todo conteúdo da ES para Open Journal System (OJS) / Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER), sob o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp (PPEC), mas por fim decidimos privilegiar o site original, mais arejado. Nossa intenção continuará sendo combinar, na medida do possível, conteúdo estritamente acadêmico (artigos propriamente ditos) com produção jornalística.