03/08/2015

International Higher Education | 81

Os programas de duplo diploma levam a “uma formação mais em conta”?

Jane Knight
Professora adjunta no Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto, Canadá. E-mail: janeknight@sympatico.ca
Os números e tipos de programas internacionais de duplos e múltiplos diplomas têm crescido de forma extraordinária nos últimos cinco anos. De acordo com o relatório da Associação Internacional de Universidades de 2014 houve um aumento de 50 por cento nos programas de duplos diplomas em áreas profissionais, 19 por cento em Ciências Naturais e 14 por cento nas Ciências Sociais durante os últimos três anos. Estes dados são indicadores e não captam o crescimento total, especialmente na Ásia e Europa. Contudo, claramente demonstram o papel de tais programas no cenário atual do ensino superior e a popularidade que têm entre os estudantes e instituições.
 
Diferenças entre os diplomas
Algumas palavras sobre o que na verdade significa e envolve os programas de duplos e múltiplos diplomas são importantes, considerando a existência de várias interpretações e assim uma confusão em massa sobre o sentido do termo. Um programa internacional de duplo diploma (ou múltiplos diplomas) envolve duas ou mais instituições — de diferentes países em colaboração para criar e oferecer um programa acadêmico. Normalmente, uma qualificação de cada uma das instituições em colaboração é fornecida. As instituições diferem em se tratando de programas conjuntos ou acordos de cotutela. Um programa de formação conjunta oferece uma qualificação em conjunto, emitida por duas ou mais instituições em colaboração, enquanto que um acordo de cotutela envolve universidades parceiras que trabalham juntas no desenvolvimento e concessão de um programa; mas apenas um diploma é concedido pela instituição de registro. Esta discussão reconhece a contribuição de todas as três abordagens, mas está centrada nas questões relacionadas aos programas de duplos / múltiplos diplomas apenas.  
 
Dupla contagem de trabalho acadêmico para dois ou mais diplomas?
Como uma estratégia de internacionalização, programas de duplos / múltiplos diplomas enfocam o centro nervoso da academia — o processo de ensino / aprendizagem e a produção de novos conhecimentos entre os países. Estes programas são construídos dentro do principio da colaboração acadêmica internacional e podem trazer importantes benefícios para os estudantes, professores, instituições e sistemas regionais / nacionais de ensino. O interesse em diplomas duplos está crescendo, assim como a preocupação sobre programas, que contam duas vezes os mesmos créditos para dois ou mais programas. 
 
Uma ampla gama de reações aos programas de duplos diplomas existe devido à diversidade dos modelos de programas; o envolvimento de novos fornecedores (autênticos e desonestos); a incerteza relacionada à garantia da qualidade e reconhecimento das qualificações; e finalmente, as éticas envolvidas na decisão relacionada à carga acadêmica obrigatória e / ou novas competências adquiridas para a concessão de duplos / múltiplos diplomas. Para muitos acadêmicos e decisores políticos, tais programas são bem-vindos como uma extensão natural dos programas de mobilidade e intercâmbio. Para outros, representam a criação de problemas que levam à contagem dupla de trabalho acadêmico — desta feita pondo em perigo a integridade da qualificação de uma universidade e avançando rumo à tênue linha da fraude acadêmica.  
 
Um atrativo para os estudantes
Os estudantes são atraídos para os programas de duplo / múltiplo diplomas por uma variedade de razões. A oportunidade de ser parte de um programa que oferece dois ou mais diplomas de universidades localizadas em diferentes países é vista como aquela que acentua suas chances de empregabilidade e plano de carreira. Alguns estudantes acreditam que um programa colaborativo tem qualidade superior porque as especialidades de duas ou mais universidades moldam o programa acadêmico.   Outros não estão tão interessados na melhoria da qualidade, mas são atraídos pela oportunidade de obtenção de dois diplomas “pelo preço de um.” Estudantes argumentam que a duração é menor para um programa de duplo / múltiplo diploma, a carga de trabalho é definitivamente menor que para dois diplomas únicos, além da existência de um peso financeiro menor. Este argumento não é válido para todos os programas deste tipo, mas há um elemento de verdade em tais alegações. 
 
Mesmo nos projetos tradicionais de geminação, em que um programa acadêmico e qualificação da instituição de origem estão sendo oferecidos em outro país através da cooperação com uma instituição anfitriã local do ensino superior, os mesmos se transformam em programas de duplo diploma — um da instituição de origem e outro da instituição anfitriã, embora os créditos para apenas um programa acadêmico sejam concluídos. Nem todos os programas de duplo diploma envolve a mobilidade estudantil, pois é mais econômico a mobilidade de professores que de estudantes, e as salas de aulas virtuais tornam-se mais populares. Finalmente, o fator de status não pode ser ignorado. Há certo grau de elitismo vinculado às credenciais acadêmicas de universidades em outros países, mesmo se o estudante nunca tiver estudado no exterior.
 
Benefícios e desafios para as instituições
Para as instituições, os benefícios acadêmicos em termos de inovação de currículo, intercâmbio de professores e pesquisadores e acesso ao conhecimento e as redes da universidade parceira tornam esses programas especialmente atraentes. Outra lógica importante é o aumento da reputação de uma instituição e sua classificação no ranking como uma universidade internacional. Isso acontece quando há deliberadamente uma colaboração com parceiros de status maior ou igual. Curiosamente, algumas instituições preferem programas de duplo diploma com parceiros em uma posição mais elevada nos rankings, a fim de evitar procedimentos de acreditação interna.   Para outros, a contagem de estudantes de efetivos de programas de duplo diploma pode aumentar seus números de graduados e índices de produtividade.
 
Se por um lado os benefícios dos programas de duplo diploma são muitos e diversos, os desafios também não podem ser ignorados. Diferentes sistemas regulatórios, calendários acadêmicos, garantia da qualidade e esquemas de acreditação, sistemas de crédito, mensalidades e programas de bolsas, abordagens de ensino, requisitos de admissão e exames, língua de instrução, supervisão de tese / dissertação são algumas das questões que as instituições colaboradoras precisam enfocar.
 
Questões importantes
Minha Análise dos programas de duplos / múltiplos diplomas, de várias instituições nacionais do ensino superior demonstra que não existe um modelo único, nem um modelo padrão, pois as condições locais variam enormemente. Contudo, novas questões importantes estão sendo levantadas à medida que os tipos de programas duplos / múltiplos aumentam. Por exemplo, qual o melhor caminho para acreditação de tais programas — nacional, binacional, regional, ou internacional? Uma tese / dissertação pode preencher os requisitos de dois programas de pós-graduação baseados em pesquisa? Os programas colaborativos internacionais encorajam o uso excessivo da língua inglesa e a padronização do currículo? A construção do status e razões de credencialismo eventualmente comprometem a qualidade e objetivos acadêmicos destes programas colaborativos internacionais? Estes programas são sustentáveis sem financiamento suplementar externo ou interno?
 
A legitimidade e integridade das qualificações estão em jogo
Um desafio com o qual a comunidade do ensino superior se depara em todo mundo é desenvolver uma compreensão comum do que os programas de duplos / múltiplos diplomas significam os requisitos acadêmicos, as qualificações oferecidas e como diferem dos programas em conjunto. Os programas em conjunto são alternativas bem atraentes, mas se deparam com barreiras legais e burocráticas, por ser impossível em muitos países oferecer uma qualificação em conjunto com outra instituição. Mais importante ainda, um forte debate a cerca das questões vexatórias de acreditação, reconhecimento e “legitimidade” das qualificações precisa acontecer para assegurar que os programas de duplos / múltiplos diplomas sejam respeitados reconhecidos pelos estudantes, instituições e empregadores em todo mundo e que, não se tornem conhecidos como aqueles que oferecem “diplomas com desconto.”.   
 
Este texto foi traduzido e revisado sob a coordenação de
Sergio Azevedo Pereira
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