10/04/2015

International Higher Education | 78

O ensino superior internacional em uma encruzilhada

Hans De Wit e Fiona Hunter
Hans de Wit é Diretor do Centro de Internacionalização do Ensino (CHEI) na Università Cattolica del Sacro Cuore em Milão, Itália, e Professor de Internacionalização do Ensino Superior na Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdam. E-mail: j.w.m.de.wit@hva.nl. Fiona Hunter é Pesquisadora Associada no Centro em Milão, co-editora do Periódico de Estudos em Educação Internacional e consultora, instrutora e pesquisadora em ensino superior. E-mail: fionajanehunter@gmail.com. Eles são os editors desta edição especial annual sobre educação superior em Ensino Superior Internacional, uma parceria entre CHEI e o Centro das Faculdades de Boston para Ensino Superior.
O ensino superior internacional é mais bem descrito como uma vertente de estudo da educação superior em seu contexto internacional e global. A globalização, o aumento da importância do conhecimento econômico e social, massificação e internacionalização, moveram o ensino superior do âmbito primordialmente nacional em direção às frentes internacionais. Ensino Superior Internacional, o Centro na Faculdade de Boston que publica este boletim e, em particular seu diretor, Philip Altbach, é fortemente associado a esta área, senão pioneiro nela. É um tópico de grande interesse e crescente relevância política. Como Altbach descreveu em 2013: “A globalização trouxe a participação internacional das universidades à tona e expandiu consideravelmente o escopo da internacionalização dos campi.” Com esta declaração, ele aborda duas áreas em conjunto, sendo o ensino superior internacional e a internacionalização do ensino superior. Enquanto o ensino superior internacional analisa o sistema educacional com amplitude, a internacionalização pode ser considerada uma subcategoria deste trabalho, focando mais especificamente no âmbito internacional dos fundamentos, abordagens, estratégias e resultados aplicados nacional, regional e institucionalmente, e (quando possível) em perspectiva de comparação.

Demandaria muito espaço e tempo de debate para estabelecer limites bem demarcados entre as duas áreas, considerando que as duas estão, mais do que nunca, entrelaçadas. O Ensino Superior Internacional, assim como outros periódicos e livros dedicados ao ensino superior, cada vez mais proporcionam contribuições à internacionalização do ensino superior, enquanto aqueles que focam mais especificamente no ultimo, tais como o Periódico de Estudos em Ensino Superior Internacional, tratam a internacionalização com uma amplitude maior, em contexto sistemático, internacional, e global. Pois então, por quê uma edição especial do Ensino Superior Internaiconal dedicado especificamente à internacionalização, ao invés de continuar incluindo contribuições sobre este tópico nas edições regulares - algo que também acontecerá, de qualquer forma, no futuro?

Enquanto, de fato, a internacionalização se tornou um dos principais pilares tanto para o ensino superior na prática quanto para a aplicação do conhecimento no campo, o foco ainda é predominante em alguns components e aspectos, em particular à mobilidade de alunos e acadêmicos assim como em, mais recentemente, programas e projetos, também descritos como educação transnacional ou educação sem fronteiras. Existe outra dimensão da internacionalização: o currículo, os resultados do ensino e da aprendizagem, por vezes descritos como internacionalização em “âmbito interno, que tem recebido menos atenção, juntamente com a relação entre mobilidade e os aspectos “internos”. Esta edição especial procura destacar dimensões modernas e inovadoras em internacionalização. Isto também dá espaço às conquistas da internacionalização do ensino superior em regiões e países menos conhecidos do que aqueles de língua inglesa ou pertencentes à Europa Ocidental. Também ilustra o aumento da importância e diversidade da internacionalização (em termos conceituais e de “realidades vividas”) no ensino superior internacional moderno. As contribuições a esta primeira edição especial foram uma manifestações destes fundamentos.

Como editores da edição especial e diretor e pesquisador associado do Centro para Internacionalização do Ensino Superior na Università Cattolica del Sacro Cuore em Milão, Itália, estamos ansiosos pela parceria entre os dois Centros nesta publicação, e gostaríamos de convidar você para propor sugestões para a próxima edição anual.

Este texto foi traduzido e revisado sob a coordenação de
Sergio Azevedo Pereira
Diretor da San Ives International Language Center
Rua Roberto Simonsen, 421