26/03/2014

International Higher Education

A necessidade de pesquisa e treinamento para os empreendimentos do ensino superior

Texto preparado pelo Center for International Higher Education/Boston College mediante consulta com os participantes da primeira Mesa Redonda de Pesquisas e Políticas para o Ensino Superior da Universidade Jiao Tong, de Xangai, realizado em 2 e 3 de novembro de 2013.

Esta “Declaração de Xangai” tem como objetivo destacar a necessidade de ampliar a “capacidade de raciocínio”, os dados, a análise de políticas e o treinamento profissional para o ensino terciário em todo o mundo. Estamos convencidos que tanto as instituições quanto os sistemas precisam de liderança esclarecida e análises com base em dados para enfrentarem as múltiplas crises e desafios atuais. Não podemos mais confiar em práticas amadoras de gestão e soluções locais para solucionar problemas sem precedentes.
 
O contexto
O ensino pós-secundário é fundamental para a economia global do conhecimento, e também para a mobilidade social e o desenvolvimento da força de trabalho em todo o mundo. Grandes investimentos globais vêm sendo feitos no ensino superior em todos os países - os países desenvolvidos gastam com isso cerca de 1,6% do seu produto interno bruto, enquanto as economias emergentes destinam a esse fim uma parcela um pouco menor. O número global de matrículas está perto dos 200 milhões. O ensino terciário se converteu numa importante área da política de ensino da maioria dos países, por causa de sua importância para educar uma força de trabalho especializada para a economia do conhecimento, a mobilidade social e a produção e divulgação de pesquisas. Os governos, o setor privado e as instituições acadêmicas precisam de dados e orientação em suas políticas para se adaptarem ao ambiente em transformação.
 
Em alguns países, um campo de estudos do ensino superior surgiu para atender a essas necessidades. Os dados são reunidos pelos governos e outras agências. As pesquisas são realizadas para proporcionar orientação às políticas e práticas nos níveis nacional e internacional. Foram criados centros e institutos, localizados principalmente nas universidades, mas abrigados também por agências do governo ou organizações privadas. Esta área em desenvolvimento vê-se atualmente limitada a um grupo relativamente pequeno de países.
 
O ensino superior exige uma gestão profissional. Embora poucos países já ofereçam esse treinamento, foi reconhecido (num pequeno número de países) que as instituições acadêmicas - em muitos casos entidades imensas e burocráticas - exigem administradores profissionais. foram criados programas de ensino para oferecer treinamento àqueles envolvidos no serviço e na gestão das universidades, incluindo em certos casos o alto escalão de liderança das instituições acadêmicas.
 
O setor do ensino superior precisa se expandir em todo o mundo, exigindo atenção e cuidados com o seu desenvolvimento - para que o setor terciário seja liderado e administrado de maneira eficaz - para que possa produzir os resultados almejados pelos envolvidos. Os dados e as análises são necessários para que possamos tomar decisões informadas. O treinamento e o ensino são necessários para a rápida expansão do quadro de profissionais do ensino superior. A pesquisa é necessária para que possamos compreender melhor a natureza do empreendimento acadêmico - do ponto de vista institucional, nacional e global - e as complexas questões econômicas, políticas, pedagógicas e sociais que são fundamentais para o ensino superior.
 
Infraestruturas necessárias
O ensino superior requer uma série de instituições e infraestruturas e, principalmente, um quadro de pesquisadores, estudiosos e professores qualificados, capaz de proporcionar a pesquisa, análise e treinamento necessários a um empreendimento de ensino superior cada vez maior, mais complexo e sofisticado. Entre elas podemos citar:
 
                * Centros de pesquisa: construir e manter a capacidade de pesquisa no ensino superior são atividades que exigem centros ou institutos dedicados a este fim. De natureza interdisciplinar, os centros talvez sejam melhor abrigados nas universidades. Exigem funcionários qualificados com experiência profunda no ensino superior. Tais centros podem estar ligados a programas de treinamento em nível de pós-graduação nas universidades que tragam estudantes motivados para auxiliar no trabalho de pesquisa e o estímulo de um ambiente acadêmico. É necessário proporcionar as dimensões, a abrangência e os orçamentos dedicados a tais centros.
                * As universidades devem designar funcionários para responder individualmente aos candidatos a estudantes, oferecendo a estes assistência e informação durante o processo de admissão. Isto não terá um custo elevado, mas, se for possível repassar a esta tarefa parte do orçamento destinado atualmente aos agentes, esse dinheiro terá sido bem investido.
                * Programas de treinamento: na era das matrículas em massa e das universidades cada vez maiores em todo o mundo, a gestão do ensino superior exige a profissionalização. Para a profissionalização da gestão, é preciso que haja programas de treinamento em administração do ensino superior, em liderança, e também nas áreas mais especializadas da vida acadêmica - como gestão de pesquisa, controle de qualidade, questões financeiras ou desenvolvimento estudantil. Alguns destes podem ser programas de diploma em nível de mestrado ou doutorado, como é comum observar nos Estados Unidos. Alguns países oferecem diplomas de administração em gestão do ensino superior, como é comum observar na Grã-Bretanha - embora não se possa comparar as universidades a outros tipos de empreendimento comercial. Programas e cursos mais breves voltados para a gestão universitária e outras questões do ensino superior também podem ser úteis.
                * Centros internacionais e regionais: num mundo globalizado, dados e análises comparativos internacionais são importantíssimos. Isto é especialmente verdadeiro conforme as as instituições e sistemas acadêmicos se tornam eles próprios cada vez mais globalizados. No momento, não há nenhuma organização internacional dotada de capacidade para ou interessada em reunir e analisar de maneira sistemática uma ampla gama de temas ligados ao ensino superior, incluindo estatísticas básicas a respeito de instituições, sistemas e tendências. O mesmo pode ser dito das regiões mundiais. Além disso, organizações internacionais podem proporcionar “capacidade de raciocínio” para a consideração de questões de política de ensino e outros temas numa ampla estrutura comparativa.
                * Os governos devem ampliar o suporte a centros de informação do ensino nos países que mais enviam estudantes ao exterior para oferecer a eles informações trazidas no local por funcionários profissionais bem treinados que possam ministrar workshops e dar orientação aos candidatos a estudantes.
                * Organizações e centros especializados: conforme o ensino superior se tornou mais complexo e especializado, sentiu-se a necessidade de conhecimento especializado e análise em setores como questões estudantis, internacionalização ou gestão acadêmica. As organizações concentradas em áreas especializadas podem ser úteis nos países maiores, e também nos ambientes regionais e internacionais.
 
O ambiente politico
O ensino superior enfrenta uma série de desafios e há muitos temas recorrentes nas práticas e políticas que merecem pesquisa e análise mais aprofundadas. Embora sejam ao mesmo tempo diversificados e merecedores de uma gama de abordagens em termos de análise e pesquisa, , esses temas merecem a atenção da comunidade do ensinos superior;
                * as implicações da globalização - iniciativas transfronteiras, fluxo internacional dos estudantes, impacto das desigualdades globais, e temas relacionados;
                * os desafios de qualidade e igualdade no ensino superior;
                * governança - quais são os melhores modelos de gestão para a era da massificação e do declínio nos recursos públicos? O que funciona na prática;
                * sistemas - como os sistemas acadêmicos são organizados para atender às necessidades da massificação e da economia global do conhecimento?;
                * ensino superior privado, privatização, comercialização, e temas relacionados; e
                * por fim, o impacto da pesquisa em nível superior envolvendo o ensino superior, seu financiamento, sua relevância para as políticas e práticas, e os meios de conservar e transmitir os resultados das pesquisas e análises tanto às instituições quando aos responsáveis pela elaboração das políticas de ensino.
 
Compromisso com o futuro
O ensino pós-secundário, elemento central para a economia global do conhecimento que vem surgindo, e cada vez mais importante para a mobilidade social e para o desenvolvimento global da força de trabalho, exige experiência profissional, uma base de conhecimento, pesquisa relevante envolvendo os temas chave, e o treinamento para profissionais responsáveis pelas instituições e sistemas acadêmicos. Os centros e programas do ensino superior - ligados aos responsáveis pela elaboração das políticas de ensino do governo, do setor privado e da academia - são necessários para o sucesso do empreendimento.
 
No entanto, a eficácia dos centros e programas para o ensino superior depende de sua capacidade de:
 
                * envolver-se num diálogo robusto e contínuo com colegas e pares na esfera da elaboração de políticas de ensino;
                * cultivar sucessivas gerações de jovens e talentosos pesquisadores que partilhem o apreço pela erudição rigorosa e o compromisso com ela, possibilitando a tomada de decisões informadas com base em dados; e
                * treinar líderes acadêmicos e gestores profissionais na administração de instituições e sistemas do ensino terciário em ambientes cada vez mais complexos.
 
Nos próximos anos, uma liderança sensata, o planejamento voltado para o futuro e um compromisso contínuo com a missão crucial da pesquisa no ensino superior como ingrediente fundamental para a formulação e implementação de políticas eficazes serão mais necessários do que nunca. Todos os envolvidos devem reconhecer esta dinâmica fundamental entre pesquisa, políticas e práticas, contribuindo substancialmente para a concretização do seu pleno potencial. O futuro do ensino superior depende disso.
 
Nota:
Reunidos em Xangai nos dias 2 e 3 de novembro de 2013, os participantes da primeira mesa redonda de diretores de centros para o ensino superior de todo o mundo e especialistas importantes em políticas para o ensino superior deliberaram a respeito de temas debatidos nesta declaração. De maneira geral, este documento reflete o pensamento dos 33 profissionais de pesquisa e elaboração de políticas envolvendo o desenvolvimento futuro da área da pesquisa, treinamento e elaboração de políticas para o ensino superior - num importantíssimo ponto de virada global para o ensino terciário. O workshop foi organizado pelo Boston College Center for International Higher Education and Innovation, Higher Education and Research for Development (IHERD), uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Internacional da Suécia (SIDA), com a colaboração da Faculdade de Pós-Graduação em Pedagogia da Universidade Jiao Tong de Xangai. O financiamento foi oferecido pela SIDA e administrado pela SANTRUST, uma ONG com sede na África do Sul.