11/07/2013

Internet

UnB cria primeiro MOOC de universidade federal

A Universidade de Brasília (UnB) tornou-se a primeira instituição federal brasileira de educação superior a oferecer um MOOC (Curso Online Aberto em Massa), informa o jornal O Estado de S. Paulo. O curso, de Bioenergética, foi elaborado em parceria com o portal Veduca, que já abriga os primeiros MOOCs de uma universidade pública nacional – duas disciplinas da área de Exatas, oferecidas pela USP.

As videoaulas da UnB foram gravadas no segundo semestre do ano passado, em aulas dadas pelo professor Fernando Fortes de Valencia aos alunos de Ciências Biológicas de licenciatura e bacharelado da instituição. Na tradição dos MOOCs internacionais, o material da UnB não se limita a reproduzir aulas gravadas, mas traz também fóruns de discussão, apostilas em PDF e a opção de obter um certificado após a realização de uma prova – no caso, presencial, que precisa ser agendada.

De acordo com a nota publicada por O Estado, além da UnB, outras quatro instituições devem lançar cursos com o Veduca no segundo semestre: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a PUC-SP e a PUC-RJ.