26/06/2014

Valor Econômico

Metas do PNE, recém-aprovado, aumentam pressão para estender Fies ao ensino a distância

Mas, para executivo de empresa educacional, governo deve antes obter do Congresso a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior, informa o jornal Valor Econômico

Reportagem da jornalista Beth Koike publicada nesta terça-feira (24) pelo jornal Valor Econômico informa que a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) no início de junho "deve provocar pressão maior para que o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) seja estendido a cursos de graduação de ensino a distância". Hoje o Fies atende só matriculados em cursos presenciais.

Essa pressão resulta da meta, prevista no plano, de matricular 33% dos jovens de 18 a 24 anos no ensino superior. Ainda pelo novo PNE, o governo será obrigado a destinar à educação, até 2024, 10% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de R$ 485 bilhões.

No ano passado, foram fechados quase 560 mil contratos de Fies, que somaram R$ 4,4 bilhões. "O Fies para ensino a distância é uma promessa real do governo. Mas isso provocará um aumento na demanda e por isso acredito que o governo vai aprovar antes o Insaes", afirma João Barroso, diretor de relações corporativas da Estácio – uma das maiores companhias de educação privada do país.

25 mil novas vagas em universidades privadas e 420 em medicina
Em fins de maio o MEC anunciou a autorização para criação de 25.130 vagas em universidades privadas em 181 cursos de bacharelado, tecnólogo e licenciatura. Entre os cursos autorizados se destacam as engenharias, com 6.330 vagas em 43 cursos.

Em grupos como Kroton e Anima, 50% dos alunos de graduação presencial estudam com o Fies. O MEC também autorizou a abertura de 420 vagas para oito novos cursos de medicina em universidades federais. A autorização de vagas faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos.