10/01/2014

Normas

Envie sua colaboração à Ensino Superior Unicamp

Entenda como funciona a revista e fique à vontade para contribuir com o conteúdo da publicação

 
 
O modo de funcionamento da Ensino Superior mudou em 2015.
 
A revista Ensino Superior Unicamp é publicada na versão impressa (trimestral, tamanho padrão de 100 páginas) e online (três atualizações por semana, em média). No site, todos os textos da impressa estão disponíveis nos formatos PDF e HTML. No dia-a-dia, também são publicadas notas curtas que atualizam o conteúdo da revista impressa, assim como repercussões e comentários do noticiário sobre ensino superior no Brasil e no mundo. Os fechamentos de edição (impressa) ocorrem em meados de fevereiro, de maio, de agosto e de novembro. Não há limitação mínima ou máxima quanto a tamanho dos textos ou número de gráficos, tabelas e imagens. Mande seu texto na fonte, tamanho, espaçamento e margens com as especificações que bem entender, pois para o trabalho de edição isso é indiferente. Mas é de total responsabilidade do autor verificar se todas as citações e referências textuais, quando houver, encontram-se descritas na bibliografia, a qual deve seguir os padrões ABNT.
 
Os textos da Ensino Superior são publicados mediante convite ou como resultado da sugestão dos seus autores. A revista publica tanto contribuições inéditas quanto material já publicado, mediante autorização do autor / da publicação original. Ela é composta por três seções fixas e cinco seções eventuais. As seções fixas são: Notas, Artigos e a edição brasileira do International Higher Education. As não fixas são: Reportagem, Entrevista, Livros, História e História – Textos Fundamentais. Aceitamos contribuições para todas as seções, exceto, por motivos óbvios, no caso do International Higher Education. (A seção Notas consiste em textos curtos com repercussão de noticiário, breves relatos de conferências, simpósios, seminários, encontros etc. e agenda.)
 
Os temas centrais cobertos pela publicação são dez:
 
1.     Internacionalização
2.     Formação Geral
3.     Ensino a Distância
4.     Ensino Superior Privado
5.     Avaliação de Instituições, Cursos e Alunos
6.     Carreiras Específicas: Engenharia, Medicina etc.
7.     Governança de Instituições de Ensino Superior
8.     Rankings
9.     Acesso e Cotas
10.   Inovações Curriculares e Ensino-Aprendizagem
 
Sua sugestão de nota, artigo, resenha, entrevista ou reportagem será avaliada pelo editor executivo e pelo Conselho Editorial. A qualidade de texto e de informação e a pertinência aos temas centrais são essenciais para aprovação. Você será informado por e-mail caso seu trabalho seja aceito para publicação, com eventuais pedidos de aprimoramento da redação ou, ainda, solicitações de autorização para eventuais cortes e ajustes no processo de edição do texto. Ao corpo editorial é resguardada a decisão de publicar seu trabalho tanto na versão impressa quanto na versão online ou apenas na versão online. Não adiantamos a data da publicação dos textos.
 
As sugestões de contribuição devem ser enviadas para o e-mail do editor executivo, Ricardo Whiteman Muniz: ricardo.muniz@reitoria.unicamp.br